Atibaia se destaca na colheita de morangos e festas
27/06/2026, 11:54:05
Atibaia, um dos principais polos produtores de morango do estado de São Paulo, espera colher cerca de 2 mil toneladas da fruta na safra 2026. Apesar dos impactos provocados pelas chuvas dos últimos meses, os produtores mantêm uma expectativa positiva para a produção, que deve seguir até dezembro.
Segundo a Associação dos Produtores de Morango de Atibaia e Jarinu, cerca de 2 milhões de pés de morango foram plantados na região neste ciclo. As chuvas prejudicaram parte das lavouras, mas a colheita continua normalmente. No sítio da família Doratiotto, por exemplo, são cultivados cerca de 45 mil pés da fruta.
"Estamos colhendo um dia sim e um dia não, toda semana", contou o produtor rural José Roque Doratiotto.
Além da produção, Atibaia também se tornou um polo de pesquisas da Embrapa voltadas ao cultivo do morango. Uma das variedades desenvolvidas na região é a Fênix, criada para se adaptar às condições locais e distribuída gratuitamente aos produtores pela Prefeitura de Atibaia.
Segundo o pesquisador responsável da Embrapa, Sandro Bonow, a cultivar reúne características como alta produtividade, boa resistência a doenças e frutos maiores e mais atrativos para o consumidor.
Grande parte da produção da região abastece centros de distribuição, supermercados, varejões e feiras em diferentes cidades.
A Festa do Morango de Atibaia e Jarinu começa neste sábado (27), no Parque do Morango, no bairro Campo dos Aleixos, em Atibaia. O evento será realizado até o dia 19 de julho, sempre aos fins de semana, com entrada gratuita.
A expectativa da organização é receber cerca de 70 mil visitantes durante os quatro finais de semana da festa. Além da venda de morangos e produtos derivados da fruta, o evento contará com praça de alimentação, atrações musicais e deve gerar aproximadamente 300 empregos temporários.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Morango, Oswaldo Maziero, a festa também beneficia diretamente quem produz a fruta.
"Todas as barracas utilizam morango dos produtores da região, seja em doces, sucos ou outras receitas. É uma forma de fortalecer toda a cadeia produtiva e movimentar a economia local", afirmou.
