Lula convida jovens a mudar a política brasileira
23/06/2026, 04:05:03
Lula e o incentivo à política entre jovens
Durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um convite especial aos jovens: que se juntem à política a partir do momento em que entendam que “todo político é ladrão”. Esta declaração foi feita durante a entrega de medalhas da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
— Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política. O político honesto que vocês querem está dentro de vocês. Não está dentro de mim. Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem.
20 anos da OBMEP
A cerimônia, realizada nesta segunda-feira, também comemorou duas décadas da OBMEP, uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que mobiliza mais de 18,3 milhões de estudantes em todo o Brasil. Entre os 684 medalhistas de ouro desta edição, a trajetória de jovens como Lourenzo evidencia a olimpíada como uma porta de entrada para oportunidades acadêmicas e para o ensino superior em instituições de destaque.
Lula compareceu ao evento com a primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, além do prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri (PSD), e do governador interino, Ricardo Couto. O presidente participou da entrega das medalhas.
Um apelo por educação de qualidade
No discurso, Lula também voltou a criticar as elites brasileiras, enfatizando a necessidade de oferecer educação de qualidade a todos os jovens. Ele declarou:
— Sou o único presidente da República desse país que não tem diploma universitário. Esse país já teve gestores com tantos diplomas. Por que essa gente não se preocupou que a Educação fosse um direito de todos? O Estado precisa garantir que todos tenham o direito a ter a mesma qualidade de Educação. Somente assim vamos fazer justiça nesse país. Quero que vocês estudem porque eu não pude estudar. Não queremos tirar ninguém, queremos é colocar todos.
A mensagem de Lula ressoa com um apelo para que as novas gerações se tornem agentes de mudança em uma política que, segundo ele, precisa urgentemente de renovação e integridade.
