Alerta de chuva intensa para o Sudeste e Sul
20/02/2026, 06:08:05Alerta de chuva intensa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva intensa para o Sudeste e parte do Sul nesta quinta-feira (19). O aviso meteorológico é válido até às 10h desta sexta-feira (20). Conforme informações do instituto, esse cenário climático deve apresentar pancadas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, ainda de acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas que podem ser afetadas são: Metropolitana de Curitiba, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Ribeirão Preto, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Oriental Paranaense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Zona da Mata, Assis, Norte Pioneiro Paranaense, Campo das Vertentes, Marília e Norte Fluminense.
Previsão do tempo em outras regiões
Nesta quinta-feira (19), a previsão do tempo nas regiões do Brasil deve ser de chuvas moderadas a fortes, com possibilidade de temporais. No Centro-oeste do país, chove desde as primeiras horas de hoje no norte e sudeste de Mato Grosso, além do norte e noroeste de Goiás. Ao longo do dia, o calor aparece e favorece a chegada de pancadas moderadas a fortes no Mato Grosso e Goiás, com risco de temporais na maior parte do estado goiano. A chuva moderada a forte também deve chegar no Mato Grosso do Sul, contudo, no oeste e extremo sul do estado, o tempo segue mais firme.
Na região Nordeste, a previsão é de pancadas desde cedo no norte e oeste da Bahia e no sul e interior do Piauí. Há também chuva fraca pela manhã no Ceará e, ao longo do dia, as pancadas de moderadas a fortes aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e grande parte da Bahia.
No Norte do país, o tempo é marcado pela instabilidade, com chuva moderada a forte no Pará, Amapá, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima. Há risco de temporais em grande parte do Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará. Em Roraima, o tempo permanece mais firme.