Conheça a maior cachoeira do mundo submersa

Conheça a maior cachoeira do mundo submersa

Conheça a maior cachoeira do mundo submersa

A maior cachoeira do mundo não fica em solo, sabia? Com mais de três mil metros, a Catarata do Estreito da Dinamarca, é uma cachoeira subaquática, e fica situada no Estreito da Dinamarca, entre a Groenlândia e a Islândia, afundada centenas de metros no oceano.

Como é formada

A catarata do Estreito da Dinamarca é um fenômeno submarino causado pela diferença de densidade e temperatura da água. Ela ocorre quando a água fria e densa do Mar Ártico flui para o sul, a partir dos Mares Nórdicos, e encontra água mais quente e menos densa no Mar de Irminger (parte do Atlântico Norte). Como a água fria é mais pesada, ela afunda rapidamente devido à gravidade, "caindo" por cima de uma elevação no fundo do mar, criando um fluxo descendente gigante ao longo do leito oceânico.

Comparação

Diferentemente de uma cachoeira comum, onde a água despenca visivelmente, nesta catarata o fluxo de água é resultado de processos oceanográficos. A água flui ao longo do fundo do mar, onde a água densa transborda uma cordilheira submarina e afunda.

Dimensões

A catarata do Estreito da Dinamarca é a maior não só no tamanho, mas também no fluxo de água. Ela possui 3,5 quilômetros de altura, 160 quilômetros de largura, e despeja, por segundo, cerca de cinco milhões de metros cúbicos de água por segundo.

Comparação

Para se ter ideia, a maior cachoeira em terra do mundo é a do Santo Ángel no Parque Nacional Canaima, na Venezuela. Ela mede 979 metros. A catarata do Estreito da Dinamarca é aproximadamente três vezes maior.