Provérbio chinês define bem Guilherme Lopes

A caminhada está preste a começar, mas a aprendizagem a que foi submetido Guilherme Lopes, o crendencia para uma justa disputa pela vaga na ALE

Provérbio chinês define bem Guilherme Lopes

Retirando-se do provérbio chinês o embasamento para se entender o crescimento político do jovem promissor Guilherme Lopes — “os pais dão duas coisas aos filhos: raízes para que ventos fortes não os derrubem e asas para voarem quando amadurecidos” — pode-se concluir, então, que “o ferro está pronto”, como também foi dito pelo Senhor Criador do Universo a Moisés após a travessia do Deserto do Saara - (Sinai por correção créditos Simão).

Guilherme Lopes iniciou sua carreira política tão logo regressou de Brasília, onde trabalhou no Senado da República. Essa experiência lhe serviu como alicerce para compreender a política do alto escalão no Brasil, vindo a atuar como agente político de seu pai, o prefeito Ronaldo Lopes, transformando-o, em sua primeira eleição, em um candidato com verdadeiro cheiro de povo. Isto é fato, e assim deve ser escrito.

Pouco tempo depois, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em um período em que poucos desejavam ocupar o cargo: o segundo ano da pandemia, o maior desastre humano dos últimos dois séculos — XX e XXI — em número de mortes no Brasil.

Com essas três experiências em seu currículo — diga-se de passagem, três grandes degraus rumo ao topo — Guilherme lança-se candidato a deputado estadual em 2022, saindo da casca de uma cidade carente de representação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) há quase quatro décadas. Curiosamente, a cadeira já havia sido ocupada por seu saudoso avô, Hélio Lopes, por três mandatos. Os números são, de fato, cabalísticos.

Guilherme, contudo, fica na suplência pela falta de votos fora de Penedo, nos demais 101 municípios do estado. Ainda assim, Penedo lhe concedeu a maior votação já alcançada por um candidato a deputado estadual em toda a sua rica história de quase quatrocentos anos.

Naquele momento de dura aprendizagem, o jovem promissor na política recebe do governador Paulo Dantas o seu maior desafio: assumir a Secretaria Executiva de Saúde do Estado (SESAU), de onde sairia o seu verdadeiro CPF político na esfera estadual. A SESAU tem abrangência nos 102 municípios, sendo, ao mesmo tempo, porta de entrada ou de saída para uma promissora carreira política por missão. Primeiro, mostrar o quanto é capaz; depois, sair em busca dos votos fora de Penedo como o último degrau de sua caminhada rumo à ALE. E Guilherme cumpre com maestria sua última missão antes de uma nova candidatura.

E como abrimos este artigo: “os pais dão duas coisas aos filhos: raízes para que ventos fortes não os derrubem e asas para voarem quando amadurecidos”; e “o ferro está pronto”, palavras de Deus a Moisés após vencer os desafios do Deserto do Saara - (Sinai correção créditos Simão).

Assim está Guilherme Lopes: pronto e preparado para voltar à ALE, defendendo o povo penedense, assim como Moisés defendeu os hebreus no antigo Egito.

Creditos: Professor Raul Rodrigues