Alerta de temporais e queda de temperatura no Paraná

Alerta de temporais e queda de temperatura no Paraná

Chuvas intensas e rajadas de vento

Chuvas intensas, rajadas de vento e granizo estão previstos para várias regiões do estado, inclusive Curitiba, no decorrer de sábado (7) e domingo (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo potencial para este sábado (7) e domingo (8), que atingem Curitiba, a Região Metropolitana e diversas áreas do Paraná. Os avisos incluem tempestade, chuvas intensas isoladas e declínio de temperatura.

Alertas do Inmet

O alerta de tempestade começou a vigorar ao meio-dia deste sábado (7) e segue até o meio-dia de domingo (8). Já o aviso de chuvas intensas vai até as 23h59 de domingo.

De acordo com comunicado do Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm, além de ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Entre as áreas afetadas no Paraná estão a Região Metropolitana de Curitiba, Norte Central Paranaense, Noroeste Paranaense, Oeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Norte Pioneiro Paranaense.

Acompanhamento da Defesa Civil

A Defesa Civil paranaense também está acompanhando e monitorando as condições climáticas e já enviou vários alertas via celular a diferentes regiões do estado, inclusive para a capital Curitiba, no decorrer da tarde.

Queda de temperatura

Além da instabilidade, o Inmet também emitiu um alerta para declínio de temperatura, com queda entre 3°C e 5°C, válido até o fim da tarde de domingo (8). O aviso aponta leve risco à saúde, especialmente para pessoas mais vulneráveis.

Orientações à população

À população, o instituto orienta a adoção de cuidados durante o período de instabilidade, incluindo não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros discando 193.