Sport Club Penedense: 2025 de glórias ao 2026 de crise profunda

Entre passagem de glórias em 2025, e, a grave crise de 2-26, Sport Club Penedense vive idas e vindas de uma gangorra desafiadora

Sport Club Penedense: 2025 de glórias ao 2026 de crise profunda

A inversão de realidades vividas pelo Sport Club Penedense — o centenário do Cajueiro Grande, alvirrubro ribeirinho — expõe duas fases conflitantes entre os anos de 2025 e 2026.

Em 2025, com o apoio da Prefeitura de Penedo, sob a administração de Ronaldo Lopes, da sua torcida — que, por meio de promoções, adquiriu cadeiras privativas — e de uma diretoria que não poupou esforços para dignificar e honrar a história do mais antigo clube de futebol de Alagoas e um dos mais longevos do Brasil, o Penedense viveu um ano de glórias.
O empenho coletivo, envolvendo diretoria, comissão técnica e atletas contratados, resultou em conquistas expressivas: classificação para o quadrangular final do Campeonato Alagoano e o vice-campeonato da Copa Alagoas, correspondendo ao engrandecimento da história do representante do Baixo São Francisco entre os grandes do Estado.

Porém, em contraposição ao ano anterior, 2026 vem sendo marcado por um verdadeiro salto rumo ao abismo esportivo, quando comparado aos resultados de 2025. Derrotas sucessivas dentro de casa, com apenas uma vitória — diante do Cruzeiro, pelo magro placar de 1 x 0 —, além de empates e novos reveses nas demais partidas do Campeonato Alagoano e no início da Copa Alagoas, compõem o cenário atual.
Essa é a dura realidade dentro de campo.

No extracampo, as polêmicas denúncias contra a diretoria do Penedense extrapolam o comportamento racional esperado do mesmo grupo dirigente que, em 2025, vivenciou o sucesso dentro e fora das quatro linhas. O que se observa agora é um acúmulo de fatos negativos: maus resultados esportivos e apontamentos de possíveis desvios de conduta, caso se confirmem as denúncias contra o presidente Aerton Reis, além de questionamentos na Justiça, movidos pelo ex-assessor jurídico Júnior Lemos, sob o crivo de ação trabalhista.

Quanto às denúncias acima citadas, somente o tempo, aliado às decisões esclarecedoras, poderá trazer paz e eventual revés ao céu nublado que, neste momento, cobre o firmamento da sede do Sport Club Penedense.

Que dias melhores devolvam a tranquilidade ao mais antigo clube de futebol de Alagoas.

 

Creditos: Professor Raul Rodrigues