São Paulo em estado de atenção por risco de alagamentos

São Paulo em estado de atenção por risco de alagamentos

Alerta de temporal em São Paulo

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamento às 14h25 deste sábado (7), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. O alerta atinge todas as regiões da capital.
O CGE informa ainda que imagens recentes de radar e satélite meteorológico registram áreas de instabilidade na forma de pancadas de chuva atuando na capital paulista. "Há potencial para ocorrência de rajadas de vento, quedas de árvores, formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos", destaca.
Já choveu na capital paulista e algumas ruas já foram alagadas na Vila Madalena, na Zona Oeste. Entre elas a esquina da Rua Medeiros de Albuquerque com a Rua Aspicuelta, com impacto no trânsito.
As regiões que estão dentro do estado de atenção do CGE nesta tarde incluem a Zona Norte, Centro, Zona Oeste, Leste, Sul, Sudeste, Marginal Pinheiros e Marginal Tietê.

Previsões de tempestades

A possibilidade de tempestades no território paulista foi apontada nesta sexta-feira (6) pela Defesa Civil Nacional e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Toda a região Sudeste recebeu aviso vermelho, que significa de grande perigo, devido à previsão de chuvas de alto acumulado, superior a 60 milímetros por hora, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, em municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Expectativas para os próximos dias

Ainda segundo o CGE da Prefeitura de São Paulo, as simulações mais recentes dos modelos de previsão indicam a presença de uma frente fria na costa paulista no decorrer do domingo (08), que, em conjunto com o escoamento de umidade da região Centro-Norte do País, vai potencializar as instabilidades pelo menos até segunda-feira (9).
Os meteorologistas afirmam que o domingo (8) será marcado por chuvas desde o período da manhã, na forma de pancadas isoladas que ganham força entre a tarde e boa parte da noite.
"Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e possíveis transbordamentos de pequenos córregos e rios da capital e cidades vizinhas da Região Metropolitana", destaca.

Condições climáticas e cuidados

As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e 27°C no período da tarde, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 62%. Já a segunda-feira deve ser chuvosa desde a madrugada, mantendo o tempo instável ao longo do dia.
O solo encharcado eleva substancialmente a condição para transbordamentos de córregos e rios, formação de alagamentos intransitáveis e escorregamentos de terra em áreas de risco.
As precipitações devem se intensificar entre a tarde e o período da noite, com elevados volumes de precipitação acumulada no fim do dia. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e máxima na casa dos 24°C, com umidade do ar variando entre 70% e 95%.