Braskem enfrenta novos desafios no mercado nacional
07/02/2026, 18:09:04Desafios para a Braskem e o papel da Petrobras
O plano da Petrobras para a Braskem, anunciado no final do ano passado, trouxe algumas esperanças ao mercado em relação à reestruturação da petroquímica, criando uma janela relevante de recuperação dos fundamentos da companhia. "No dia 15 de dezembro, a gestora IG4, do empresário Paulo Mattos, fechou um acordo com os credores da Novonor (ex-Odebrecht) para assumir as ações da Braskem e se tornar o controlador da petroquímica, ao lado da Petrobras, que seguirá como sócia relevante e co-controladora", explica Rikardy Tooge, da newsletter "InvestNews".
Impacto da decisão do CADE
Embora o sentimento inicial com a operação que une a Petrobras e o fundo IG4 fosse de diminuição do risco de crédito e de tornar menos custosa a rolagem de passivos da empresa, uma nova situação surgiu. O CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica decidiu se aprofundar na análise do acordo que pode conduzir a gestora IG4 ao controle da Braskem, que encerrou o último trimestre com cerca de US$ 7 bilhões em dívida líquida.
Repercussões ambientais e sociais
Além disso, a situação se agrava com a divulgação de um vídeo por moradores do Flexais, uma localidade afetada pelo desastre ambiental relacionado à exploração de sal-gema pela mineradora, que denunciou o desmatamento do mangue às margens da Lagoa Mundaú, realizado por empresas que prestam serviço à Braskem em Bebedouro. Essas imagens ganharam grande repercussão nas redes sociais no início desta semana, alpavontando a discussão sobre o compromisso ambiental da empresa.
Diante deste novo cenário, é crucial que a Braskem redobre seus esforços, não apenas para resolver as questões financeiras, mas também para mostrar seu compromisso com a responsabilidade ambiental e as comunidades afetadas. A interação com a sociedade e o transparência nas operações serão fundamentais para restabelecer a confiança dos investidores e do público em geral.