O que são frentes frias e seus impactos?

O que são frentes frias e seus impactos?

O que é frente fria e como ocorre?


Entenda sobre o processo de formação do fenômeno meteorológico, os impactos e variações durante as estações, e como se preparar para sua chegada.


As previsões meteorológicas frequentemente anunciam a chegada ou aproximação de uma "frente fria", fenômeno que, além de trazer chuvas fortes, provoca uma queda nas temperaturas. Para entender melhor o processo de formação, seus impactos e como se preparar para sua chegada, o Portal iG conversou com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


O que é uma frente fria?

Anete explica que uma frente fria é formada pela interação de duas massas de ar com características distintas em relação à temperatura e à umidade. "Você tem normalmente uma massa de ar frio e seco na retaguarda e uma massa de ar quente e úmida na vanguarda. A frente fria é o resultado dessa banda de nebulosidade que se forma entre essas duas massas", explica a especialista. Esse deslocamento entre as massas gera instabilidade na atmosfera, resultando em chuvas, muitas vezes fortes, e na queda da temperatura, especialmente depois da passagem da frente fria.


Os impactos da frente fria

Além da chuva, Anete explica que a passagem do fenômeno também provoca variações significativas nas temperaturas. Segundo a meteorologista, “antes da chegada da frente fria, é comum ocorrer uma elevação das temperaturas, chamada de condição pré-frontal”. Ela explica que esse aumento acontece devido ao deslocamento de ar mais quente à frente do sistema. Já após a passagem da frente, “uma área de alta pressão traz o ar mais frio”, o que provoca queda nas temperaturas. Esse efeito é mais intenso no outono e no inverno, enquanto no verão o principal impacto costuma ser a chuva.


Regiões mais afetadas

As frentes frias afetam principalmente as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. "Nos meses de outono e inverno, o fenômeno conhecido como friagem acontece, com o ar frio da alta migratória, que acompanha a frente fria, chegando até o sul da Região Amazônica", explica Anete. Ela também destaca que, nessa época do ano, as frentes frias podem se transformar em frentes subtropicais, causando intensas chuvas no Nordeste, especialmente na Bahia.


Frente fria x massa de ar frio

A especialista também esclarece a diferença entre frente fria e massa de ar frio. Anete explica que a frente fria ocorre quando duas massas de ar com características distintas de temperatura e umidade se encontram, formando uma banda de nebulosidade que geralmente provoca chuvas por onde passa. Já a massa de ar frio, que muitas vezes possui origem polar, mas não obrigatoriamente, é transportada pela alta migratória que chega após a passagem da frente fria. Dessa forma, em um primeiro momento ocorre a chuva, seguida por uma queda significativa na temperatura, à medida que o ar frio chega, trazido pela alta pressão que acompanha a frente fria.


Como se preparar para uma frente fria?

Segundo Anete, a chegada de uma frente fria é geralmente bem detectada pelos modelos numéricos de previsão. Assim, é possível se preparar para sua chegada acompanhando a previsão do tempo. "A forma de se preparar para a chegada de uma frente fria é o acompanhamento diário da previsão do tempo, de preferência pelas instituições oficiais, como o INMET, o CEMADEN e o CPTEC, ou então por centros privados, como o Climatempo e outras instituições de climatologia e previsão do tempo", conclui.