Arapiraca em Xeque-Mate nas eleições de 2026; votos casados ou separados?

Vale salientar que Daniel Barbosa só foi eleito com ajuda do quociente eleitoral, o que não foi de Arapiraca, foi do partido.

Arapiraca em Xeque-Mate nas eleições de 2026; votos casados ou separados?

As eleições de 2026 em Arapiraca estarão mostrando, pelas urnas, o que são as matemáticas lineares dos votos casados ou separados. Votos para deputado federal e estadual estarão na mira dos eleitores, os verdadeiros detentores da decisão.

Neste ano, a cidade do Fumo pode estar a mostrar que quem não enxerga o duplo sentido do voto acaba votando “casado”, beneficiando o nascimento de um novo clã familiar em Alagoas. As famílias Barbosa e Nezinho entram no tabuleiro com candidatos a deputado federal e estadual — respectivamente Daniel Barbosa, para federal, e Lucas Barbosa, para estadual. Segundo o Capo do clã, Luciano, prefeito de Arapiraca, a intenção seria eleger Lucas apenas com os votos da cidade do Fumo, algo que já não é mais realidade. A agricultura da região se dividiu e hoje é mais monocultura política do que consenso eleitoral.

Já no clã dos Nezinho, a ideia de lançar Ruth Nezinho para deputada federal passa por dividir a votação arapiraquense com Daniel Barbosa, o que não parece uma Boa Ideia. Até porque nenhum deputado estadual saiu eleito de Arapiraca recentemente. Em 2022, Ricardo Nezinho, o mais votado para estadual, obteve 25.325 votos, enquanto os demais candidatos ficaram abaixo dos 12 mil — Tarciso Freire com 11.494 votos e os subsequentes com menos de 10 mil. A dupla chapa Ruth Nezinho para federal e Ricardo Nezinho para estadual em tudo para reeleger Ricardo, mas longe da realidade ao se eleger um estadual só com os votos de Arapiraca.  

Portanto, o prefeito de Arapiraca até pensa grande, mas não enxergou a barreira chamada eleitor, que é quem decide em quem votar. E isso, definitivamente, não foi uma boa ideia. Lucas Barbosa não deixa de ser uma aposta, mas não é um Paquetá que já estreou sendo vice.

Creditos: Professor Raul Rodrigues