Trump ameaça tarifas sobre aviões canadenses e certificações

Trump ameaça tarifas sobre aviões canadenses e certificações

Ameaças de Trump ao Canadá

O presidente Donald Trump fez uma ameaça significativa ao anunciar que poderia revogar a certificação de todas as aeronaves fabricadas no Canadá. Essa decisão foi proferida em um comunicado na quinta-feira, 29, onde ele também declarou que imporia uma tarifa de 50% sobre os aviões canadenses, a menos que os Gulfstreams, que são fabricados nos Estados Unidos, recebessem certificação no país vizinho.

Em sua declaração, Trump afirmou que estava suspendo as certificações dos modelos Bombardier Global Express e "todas as aeronaves fabricadas no Canadá". A razão para essa medida é atribuída à proibição da venda de produtos norte-americanos no Canadá. O presidente caracterizou a suspensão das certificações da Gulfstream como uma ação "injusta, ilegal e persistente".

Trump destacou: "O Canadá está efetivamente proibindo a venda de produtos Gulfstream no Canadá por meio desse mesmo processo de certificação. Se, por qualquer motivo, essa situação não for corrigida imediatamente, cobrarei do Canadá uma tarifa de 50% sobre todas as aeronaves vendidas para os Estados Unidos da América". Essa declaração foi feita em sua conta na rede Truth Social.

Disputas Comerciais em Contexto

A ameaça de Trump surge em um contexto de disputas comerciais prolongadas entre os Estados Unidos e o Canadá, uma situação que se intensificou desde que Trump assumiu a presidência no ano passado.

Logo antes das declarações de Trump, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, expressou sua esperança de que o presidente dos EUA "respeitasse a soberania canadense". Essa fala veio à tona após relatos de que separatistas de Alberta haviam se encontrado com autoridades americanas. Poucos dias antes, Trump também havia ameaçado uma tarifa de 100% ao Canadá, caso o país firmasse um acordo comercial com a China.

Impasse e Poder Legal

Ainda não está claro se Trump possui a autoridade legal para revogar a certificação de aeronaves. A Casa Branca ainda não emitiu qualquer ordem executiva relacionada a tarifas sobre aeronaves canadenses. Além disso, Trump não indicou um mecanismo específico para revogar essas certificações em sua publicação.

Conclusão

As tensões entre os Estados Unidos e o Canadá estão longe de serem resolvidas, com a ameaça de tarifas e revogações de certificações pairando no ar. Os próximos passos do governo americano poderão afetar significativamente o comércio entre os dois países.

Convidamos você a comentar suas opiniões sobre esse tema e a seguir nosso blog para mais atualizações sobre notícias internacionais!