Defesa Civil de SP alerta para riscos de temporais
30/01/2026, 15:03:03Alerta para Temporais em São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta, no fim da tarde desta quarta-feira (28), para riscos de novos temporais nos próximos dias, em diversas regiões do território paulista. De acordo com o órgão, diante da previsão de chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira (29) e a sexta-feira (30), o gabinete de crise de forma presencial será mobilizado.
Projeções Meteorológicas
A Defesa Civil informou no alerta que as chuvas devem ganhar intensidade ao longo da sexta-feira, em razão da formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do estado. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que esta quinta-feira será marcada por condições típicas de verão, com sol entre nuvens e elevação das temperaturas ao longo do dia. "O calor, associado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorece a formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo", informa.
Aumentos nas Chuvas
Durante a noite e a madrugada, a formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes. Na sexta-feira (30), a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.
Áreas Críticas e Perigos Potenciais
Conforme os mapas meteorológicos, há previsão de acumulado muito alto em regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba. Acumulado alto está sendo esperado na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Já nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos, há previsão de acumulado médio.
"Como o solo já se encontra encharcado em razão das chuvas registradas nos últimos dias, há aumento significativo do risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis", adverte a Defesa Civil.
Mobilização do Gabinete de Crise
Nesta quinta-feira, às 10h, a Defesa Civil estadual fará uma reunião com todos os municípios paulistas para traçar ações estratégicas de enfrentamento às chuvas intensas previstas para a sexta-feira, quando o gabinete de crise, em sua modalidade presencial, estará mobilizado. O objetivo, conforme explica a Defesa Civil, é otimizar recursos e agilizar a resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas, como interrupções no fornecimento de energia, bloqueios de rodovias e demais impactos à população.
Futuro e Recomendações
Já no sábado (31), o sistema meteorológico se afasta do estado de São Paulo, reduzindo as instabilidades. "A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa. Jamais atravesse áreas alagadas ou com enxurrada. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos sinais de deslizamentos de terra. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199", destaca comunicado da Defesa Civil.
Tempestades Recentes
Assim como vem ocorrendo nos últimos dias, esta quarta-feira (28) foi marcada por temporais em várias cidades. Segundo a Defesa Civil, a ocorrência mais grave aconteceu na cidade de Suzano, por volta das 15h20, na Rua Cássia Francisco, bairro Jardim São Luiz, quando uma mulher foi arrastada pelas águas em decorrência de inundação. A vítima tentava retirar um objeto de um veículo quando foi surpreendida pela enxurrada, sendo arrastada pela água. O Corpo de Bombeiros fez buscas, mas a mulher acabou sendo retirada da água com ajuda de pedestres e recusou atendimento médico.
No município de Mogi das Cruzes, foram registrados 95mm de chuva em apenas 3 horas. Com isso, a cidade registrou forte tempestade e aproximadamente 16 pontos de alagamento, a queda de um cômodo de uma residência, localizada na Rua dos Vicentinos, 1216, Vila Natal, além de quedas de árvores em vias públicas. Não houve registro de vítimas.
Já na cidade de Americana choveu 60 mm também em 3 horas, o que resultou no registro de diversos pontos de alagamento, dentre eles na Avenida Bandeirantes e na Avenida Saúde, nas proximidades do Terminal Rodoviário.