Coreia do Norte lança dois mísseis em direção ao mar

Coreia do Norte lança dois mísseis em direção ao mar

A Coreia do Norte efetua lançamento de mísseis

A Coreia do Norte lançou pelo menos dois mísseis balísticos em direção ao mar nesta terça-feira (27). Os detalhes estão sendo analisados em cooperação entre o Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul. A informação é de que os projéteis tenham caído perto da costa leste da Coreia do Norte, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão. Até o momento, não há relatos de danos.

Segundo o Ministério da Defesa do Japão, o primeiro míssil foi lançado por volta das 15h50 e voou por aproximadamente 350 km, atingindo uma altitude máxima perto de 80 km. O segundo míssil foi lançado por volta das 16h, com um voo de aproximadamente 340 km e uma altitude máxima de cerca de 70 km.

Reações dos governos

O governo da Coreia do Sul também confirmou o disparo dos mísseis. Este lançamento ocorre em um momento de negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul sobre a postura de defesa em relação a Pyongyang. "Nossas forças armadas mantêm um firme estado de prontidão, ao mesmo tempo que compartilham informações sobre mísseis balísticos norte-coreanos com os Estados Unidos e o Japão, em meio a uma vigilância reforçada contra novos lançamentos", afirmou o Governo sul-coreano em seu portal de notícias.

O Ministério da Defesa do Japão enfatizou que as ações da Coreia do Norte ameaçam a paz e a segurança do Japão. "A série de ações da Coreia do Norte, incluindo os repetidos lançamentos de mísseis balísticos, ameaça a paz e a segurança do Japão, da região e da comunidade internacional. Além disso, esses lançamentos violam as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e representam um sério problema para a segurança do povo japonês. O Japão apresentou um forte protesto contra a Coreia do Norte e condenou veementemente essas ações", diz o trecho do comunicado. Além disso, o Japão reafirma trabalhar em cooperação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul, mantendo monitoramento para possíveis eventos futuros.