Ciclone extratropical deve afetar seis estados brasileiros
29/01/2026, 05:00:20Ciclone extratropical deve afetar seis estados brasileiros
Há previsão de chuva com rajadas de vento em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, já partir desta quarta (28)
Um sistema de baixa pressão já se formou na região Centro-Sul do país e está prestes a resultar em um novo ciclone extratropical, aumentando as condições de chuvas intensas a partir desta quarta-feira (28), conforme informações da Agência Nottus.
De acordo com os meteorologistas, o ciclone trará temporais nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, abrangendo também as capitais dessas localidades. Eles indicam que este ciclone se forma em uma atmosfera bastante quente, mas as áreas com temperaturas mais elevadas, como o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, não estarão afetadas por essa nova formação.
A expectativa é de que as chuvas ultrapassem 100 mm neste final de mês, especialmente entre a sexta-feira (30) e o sábado (31), com a possibilidade de rajadas de vento nos estados do Sudeste.
Condições semelhantes de chuvas severas podem ocorrer durante o mês de fevereiro, especialmente entre os dias 3 e 9 de fevereiro.
A Nottus destacou que, apesar dos alertas para alagamentos, os reservatórios, como o Sistema Cantareira, que representa 40% do volume total do Sistema Integrado Metropolitano, devem ser beneficiados com a previsão das próximas semanas.
Alerta em São Paulo
Nesta terça-feira (27), diversas localidades do estado de São Paulo, incluindo áreas da Região Metropolitana da capital, estão sob alerta devido à possibilidade de temporais. A Defesa Civil estadual emitiu, às 14h36, um alerta preventivo para a região de Itapecerica da Serra e a Zona Sul da capital, em virtude da previsão de chuvas fortes.
A mensagem foi disseminada por meio do sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza a ferramenta Cell Broadcast, permitindo o envio direto de avisos para dispositivos móveis na área de risco.
O alerta foi classificado como severo e direcionado aos residentes nas áreas potencialmente afetadas, seguindo as melhores práticas de comunicação de risco e priorizando a preparação para possíveis emergências.
Um alerta de nível severo também foi emitido para os moradores das Zonas Norte e Leste de São Paulo, indicando a movimentação de chuva forte para Guarulhos e Santo André. No estado, por volta das 15 horas, regiões como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Guará também foram alertadas sobre chuvas fortes, acompanhadas de raios, ventos e granizo.