Ciclone extratropical deve afetar seis estados brasileiros

Ciclone extratropical deve afetar seis estados brasileiros

Ciclone extratropical deve afetar seis estados brasileiros

Há previsão de chuva com rajadas de vento em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, já partir desta quarta (28)


Um sistema de baixa pressão já se formou na região Centro-Sul do país e está prestes a resultar em um novo ciclone extratropical, aumentando as condições de chuvas intensas a partir desta quarta-feira (28), conforme informações da Agência Nottus.
De acordo com os meteorologistas, o ciclone trará temporais nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, abrangendo também as capitais dessas localidades. Eles indicam que este ciclone se forma em uma atmosfera bastante quente, mas as áreas com temperaturas mais elevadas, como o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, não estarão afetadas por essa nova formação.
A expectativa é de que as chuvas ultrapassem 100 mm neste final de mês, especialmente entre a sexta-feira (30) e o sábado (31), com a possibilidade de rajadas de vento nos estados do Sudeste.
Condições semelhantes de chuvas severas podem ocorrer durante o mês de fevereiro, especialmente entre os dias 3 e 9 de fevereiro.
A Nottus destacou que, apesar dos alertas para alagamentos, os reservatórios, como o Sistema Cantareira, que representa 40% do volume total do Sistema Integrado Metropolitano, devem ser beneficiados com a previsão das próximas semanas.
Alerta em São Paulo
Nesta terça-feira (27), diversas localidades do estado de São Paulo, incluindo áreas da Região Metropolitana da capital, estão sob alerta devido à possibilidade de temporais. A Defesa Civil estadual emitiu, às 14h36, um alerta preventivo para a região de Itapecerica da Serra e a Zona Sul da capital, em virtude da previsão de chuvas fortes.
A mensagem foi disseminada por meio do sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza a ferramenta Cell Broadcast, permitindo o envio direto de avisos para dispositivos móveis na área de risco.
O alerta foi classificado como severo e direcionado aos residentes nas áreas potencialmente afetadas, seguindo as melhores práticas de comunicação de risco e priorizando a preparação para possíveis emergências.
Um alerta de nível severo também foi emitido para os moradores das Zonas Norte e Leste de São Paulo, indicando a movimentação de chuva forte para Guarulhos e Santo André. No estado, por volta das 15 horas, regiões como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Guará também foram alertadas sobre chuvas fortes, acompanhadas de raios, ventos e granizo.