Copa do Brasil define potes para segunda fase
28/01/2026, 12:00:52A definição dos potes da Copa do Brasil 2026
A CBF confirmou a divisão dos potes para a segunda fase da Copa do Brasil 2026. O sorteio dos mandos de campo da primeira fase e dos confrontos da segunda fase será realizado na próxima quarta-feira (28), às 15h (de Brasília). A formação dos potes segue o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os times que avançarem da primeira fase irão completar o pote G e formar o pote H. A maioria dos times da Série B do Campeonato Brasileiro estreará na Copa do Brasil na segunda fase.
De acordo com a divisão, a segunda fase contará com um total de 88 clubes, sendo 74 equipes das melhores posições no ranking, conforme o critério três, e 14 classificados da primeira fase. A CBF também divulgou os critérios de entrada na competição:
- Critério 1: clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que entram diretamente na quinta fase;
- Critério 2: campeões das copas regionais, além dos campeões da Série C e da Série D;
- Critério 3: clubes classificados por meio dos campeonatos estaduais.
Para a segunda fase, os cruzamentos entre os potes seguem a ordem:
A x HB x GC x FD x E.
Os mandos de campo serão definidos conforme a ordem dos sorteios. A CBF informou ainda que a tabela detalhada da competição e a composição completa dos potes serão divulgadas oficialmente durante o sorteio da próxima quarta-feira.
Datas importantes da Copa do Brasil
A primeira fase acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, com jogos únicos. Nessa fase, entram outros 74 times, que se juntam aos 14 que avançarem da etapa anterior. A segunda fase será disputada em jogos únicos nos dias 25 e 26 de fevereiro, e também no período de 4 e 5 de março.
Potes A & H
O Pot A inclui os seguintes clubes: Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, América-MG, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB, Vila Nova e Operário-PR. Já o Pot H conta com Gama-DF ou Monte Roraima, Galvez-AC ou Guaporé-RO, Velo Clube-SP ou Vasco-AC, Primavera-SP ou Araguaína-RO, Sampaio Corrêa-RJ ou Desportiva-ES, Betim-MG ou Piauí, Tirol-CE ou América de Propriá-SE, Santa Catarina ou IAPE-MA, Porto-BA ou Serra Branca-PB, Maguary-PE ou Laguna-RN, e Bragantino-PA ou Primavera-MT.
Potes B & G
Entre os clubes do Pot B estão Avaí, Novorizontino, CSA, Amazonas, Tombense, Volta Redonda, Guarani, ABC, Londrina, Retrô-PE e Ypiranga-RS. O Pot G é representado por Joinville, Uberlândia, Imperatriz, Penedense-AL, Porto Vitória-ES, Castanhal-PA, Nacional-AM, Oratório, Ji-Paraná-RO ou Pantanal, Independente-AP ou Ivinhema, Madureira ou Baré-RR.
Potes C & F
No Pot C, estão Athletic Club, Botafogo-PB, Maringá, São Bernardo-SP, Caxias-RS, Figueirense, América-RN, Manaus, Altos-PI, Nova Iguaçu e Águia de Marabá-PA. O Pot F é formado por Azuriz-PR, Rio Branco, Boavista-RJ, GAS-RR, Guarany de Bagé, Mixto-MT, Portuguesa-SP, Atlético-BA, Lagarto-SE, Capital-TO e Independência-AC.
Potes D & E
O Pot D conta com Anápolis, Sousa-PB, Tocantinópolis, ASA-AL, Porto Velho, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense, Itabaiana-SE e Maranhão. Já o Pot E é formado por Santa Cruz, Tuna Luso-PA, Maracanã-CE, Cianorte, Operário-MS, Jacuipense-BA, Capital-DF, Fluminense-PI, São Luiz-RS e Operário-MT.
A terceira fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, seguida pela quarta fase nos dias 18 e 19 de março. A fase final ocorrerá entre os dias 22 e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta), envolvendo os 12 classificados da fase anterior e 20 clubes da Série A.
Os confrontos das oitavas de final estão agendados para os dias 1 e 2 de agosto (ida) e 5 e 6 de agosto (volta), com as quartas de final marcadas para os dias 26 e 27 de agosto (ida) e 2 e 3 de setembro (volta). As semifinais terão lugar no dia 1 de novembro (ida) e 8 de novembro (volta), enquanto a final ocorrerá em 6 de dezembro, em jogo único, em local a ser definido pela CBF.