Chuvas de até 50mm afetam Norte, Sudeste e Nordeste
28/01/2026, 15:00:32Há previsão de chuvas fracas a moderadas, risco de temporais localizados, contudo, com sensação de abafamento em algumas áreas do país. A previsão do tempo para esta terça-feira (27) é de possibilidade de ocorrência de chuvas em grande do Brasil, como também de calor e umidade elevada. Conforme dados meteorológicos da Climatempo, há previsão de chuvas fracas a moderadas, risco de temporais localizados, contudo, com sensação de abafamento em algumas áreas do país. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chama atenção para chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, em cidades das regiões Norte, Sudeste e parte do Nordeste. Segundo o Inmet, entre as áreas que podem ser afetadas por essa condição climática estão: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Nordeste Paraense, Sul Cearense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Marajó, Nordeste Mato-grossense, Sertão Alagoano, entre outras. Confira a previsão do tempo por região:
Sul
Na região sul, o tempo pode ser marcado já nas primeiras horas da manhã por chuva fraca, que se mantém ao longo do dia, entre o litoral do Paraná e Santa Catarina. Pode haver pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no sudoeste gaúcho. Ademais, pode voltar a chover na faixa oeste, noroeste, sul e interior do Paraná. No entanto, as temperaturas continuam elevadas na região, com máxima de 34C em Porto Alegre (RS).
Sudeste
Com o aumento da instabilidade, a previsão é de chuva, com risco de temporais. Em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, oeste, noroeste, centro-sul e Zona da Mata Mineira, além de grande parte do Rio de Janeiro, as pancadas aparecem de forma moderada a forte. Além disso, há risco de temporais no norte, nordeste e leste paulista, interior, sul e serra fluminense, Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais. Enquanto no Espírito Santo, leste, norte e nordeste mineiro, a chuva pode aparecer mais fraca.
Centro-oeste
No noroeste, norte e interior de Mato Grosso, oeste e da região central de Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuva com intensidade moderada a forte. A partir da tarde de hoje (27), a instabilidade é favorecida pelo calor e umidade no Mato Grosso e em grande parte de Goiás, onde a chuva pode aparecer mais forte.
Nordeste
Na região, o clima começa com pancadas de chuva no começo do dia no Maranhão, Piauí, Ceará, faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Na faixa litorânea da Bahia, as pancadas aparecem de forma mais moderada. Ao longo do dia, as pancadas tendem a aumentar em Pernambuco, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com risco de temporais no litoral norte. A mesma condição climática pode atingir metade norte do Maranhão e do Piauí, grande parte do Ceará, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, litoral e leste potiguar.
Norte
No Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e em grande parte do Tocantins, as chuvas fortes continuam a aparecer. Além disso, a risco de temporais no Amazonas, norte de Rondônia, sul e oeste de Roraima, além da faixa oeste, nordeste e áreas do leste do Pará. Os meteorolistas da Climatempo alertam para os volumes elevados de chuvas no oeste do Amazonas e no Acre.