Nevasca nos EUA deixa milhões sem energia e voos cancelados

Nevasca nos EUA deixa milhões sem energia e voos cancelados

Impactos da Nevasca nos Estados Unidos

O número de imóveis sem energia devido a nevasca que atinge os Estados Unidos continua a aumentar. Atualmente, mais de 900 mil pessoas no país estão sofrendo com interrupções de energia em diversas regiões. De acordo com o relatório do site PowerOutage.com, os estados mais impactados pela interrupção do serviço são o Tennessee (331.622), Mississippi (151.579), Louisiana (119.923) e Texas (107.030). Outros estados afetados incluem Kentucky (75.837), Geórgia (34.925), Virginia (20.788) e Carolina do Norte (15.818).

Posicionamento do Governo Trump

Durante o sábado (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na rede social Truth Social que o país "está totalmente preparado" para enfrentar as tempestades de inverno. Ele também afirmou que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) segue preparada para atender todas as demandas. "Fui informado sobre a onda de frio recorde e a tempestade de inverno histórica que atingirá grande parte dos Estados Unidos neste fim de semana. O governo Trump está coordenando com autoridades estaduais e locais. A FEMA está totalmente preparada para responder. Mantenham-se seguros e aquecidos", escreveu Trump na publicação.

Medidas de Emergência e Energia

No mesmo dia, Trump afirmou ter aprovado declarações federais de emergência por desastres na Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental. Segundo a Reuters, o Departamento de Energia (DOE) emitiu, também no sábado, uma ordem de emergência autorizando o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas a implantar recursos de geração de energia de reserva em centros de dados e outras instalações importantes, com o objetivo de limitar os apagões no estado.

Cancelamento de Voos e Ameaças à População

E neste domingo (25), o DOE emitiu uma ordem de emergência autorizando a operadora da rede elétrica PJM Interconnection a utilizar "recursos específicos" na região do Atlântico Médio, independentemente das restrições das leis estaduais ou licenças ambientais. Além da falta de energia no país, mais de 10 mil voos programados para este domingo (25) precisaram ser cancelados devido à tempestade. As principais companhias aéreas dos EUA alertaram os passageiros para que ficassem atentos a mudanças repentinas e cancelamentos de voos.

O Serviço Nacional de Meteorologia já havia apontado para uma nevasca intensa e generalizada, além de uma extensa faixa de gelo que vai do leste do Texas à Carolina do Norte. A nevasca que avança pelos Estados Unidos em direção ao nordeste ameaça dezenas de milhões de americanos com apagões, dificuldades na locomoção de transportes e frio intenso.

Fique atento às atualizações sobre a situação nas áreas afetadas e tome as precauções necessárias para garantir sua segurança.