Ponta Verde em Risco de Afundamento, Avisa Especialista
12/01/2026, 12:00:30Risco Geológico na Ponta Verde
O engenheiro Marcos Carnaúba, especialista em cálculo estrutural, manifestou uma opinião surpreendente ao revelar, no podcast "Estruturando soluções", com o mestre em engenharia sísmica Paulo Miranda, que a exemplo do que ocorreu com vários bairros afetados pela Braskem, a Ponta Verde, área mais valorizada de Maceió, também corre risco de afundamento.
Segundo ele, uma recente avaliação sobre o quadro geológico de Maceió despertou um alerta sobre a estabilidade do solo na cidade, e que a subsidência seria semelhante à que ocorreu nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e também numa parte do Farol. No seu entender, a questão poderia estar relacionada à retirada de água e petróleo do subsolo, além da construção de edifícios altos, lembrando que o que está acontecendo em Maceió é considerado por pesquisadores internacionais um dos maiores acidentes geológicos urbanos do mundo.
Importância do Estudo Geológico
O professor Marcos Carnaúba, de 83 anos, é um dos mais conceituados especialistas nessa área, tendo sido presidente do Instituto do Meio Ambiente e coordenador do DNOCS em Alagoas. Sua experiência e know-how são fundamentais para discutirmos as implicações dessas observações para a população que reside em áreas de risco.
Conclusão e Chamada à Ação
Dado o alerta do especialista, é imprescindível que as autoridades e a população fiquem atentas às orientações e estudos que possam surgir sobre a geologia da região. É vital manter um diálogo aberto e informado sobre as questões estruturais que afetam a nossa cidade e, assim, garantir a segurança de todos. Não deixe de acompanhar novidades sobre este tema no nosso blog e compartilhe suas opiniões nos comentários!