EUA recuam em acusações contra Maduro e Cartel de Los Soles

EUA recuam em acusações contra Maduro e Cartel de Los Soles

EUA recuam em acusações contra Maduro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) recuou em acusar o ditador deposto Nicolás Maduro de chefiar o suposto Cartel de Los Soles, com essa nova mudança sendo um desdobramento de sua primeira denúncia, feita em 2020.

Na primeira denúncia, o termo “Cartel de Los Soles” foi mencionado 33 vezes, sendo Maduro apontado como líder dessa suposta organização. Em um trecho do documento, estava escrito: “Nicolas Maduro Moros, o réu, ajudou a administrar e, por fim, a liderar o Cartel de Los Soles à medida que ganhava poder na Venezuela”. Contudo, a nova peça do Departamento de Justiça, apresentada nesta semana, apresenta uma abordagem diferente, onde o Cartel de Los Soles é mencionado apenas duas vezes, sem qualquer referência à liderança de Maduro.

O novo texto afirma: “Nicolas Maduro Moros, o réu – assim como o ex-presidente Chávez antes dele – participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual poderosas elites venezuelanas se enriquecem com o tráfico de drogas e a proteção de seus parceiros traficantes”. Essa mudança de linguagem e no teor das acusações gerou surpresa, principalmente porque o suposto cartel já fora classificado como grupo terrorista durante a administração de Trump.

A acusação de que Maduro lideraria a organização justificou, em certo ponto, a invasão da Venezuela. No entanto, nesta segunda-feira (5), tanto Nicolás Maduro quanto sua esposa, Cilia Flores, que também foi capturada na operação das forças norte-americanas em Caracas, se declararam inocentes das acusações durante a audiência de custódia.

Maduro também se declarou como um homem decente e um prisioneiro de guerra. Enquanto o casal estava sendo ouvido na Justiça, Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina do país.

Apesar das denúncias feitas por Trump, diversos especialistas em tráfico de drogas têm contestado a ideia de que a Venezuela seja um narcoestado. O Escritório para Drogas e Crimes da Organização das Nações Unidas (ONU) não menciona qualquer indício da existência do Cartel de Los Soles em suas publicações, e o Relatório Anual Sobre Ameaças de Drogas da DEA (Administração de Combate às Drogas) de 2025 também não faz menção ao suposto cartel venezuelano.