Marinha alerta para ressaca litorânea e ondas altas

Marinha alerta para ressaca litorânea e ondas altas

A Marinha do Brasil emitiu nesta quinta-feira (1º) um alerta sobre a passagem de uma frente fria pelo oceano, que pode causar ressaca na faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no trecho entre Chuí (RS) e Laguna (SC). A previsão é de que a ressaca possa ainda ocasionar ondas de até 4,0 metros, com direção Sudoeste a Sul, entre a manhã do dia 3 e a noite do dia 4 de janeiro.
A Marinha recomenda que os navegantes consultem essas informações oficiais disponíveis antes de se aventurarem ao mar e solicita a ampla divulgação entre as comunidades de pesca, esportiva e recreativa.
Os avisos relacionados ao mau tempo podem ser encontrados no site da Marinha ou nas redes sociais, como o Facebook.
Os alertas emitidos são comunicações oficiais que visam prevenir desastres naturais ou minimizar seus impactos. Eles são emitidos com base em dados meteorológicos, análises de risco e monitoramento de áreas vulneráveis e podem estar relacionados a diferentes ameaças. É essencial que a população compreenda a importância dos alertas e leve em conta as recomendações dos órgãos oficiais.
Também é possível acompanhar o serviço Meteorológico Marinho através dos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente. Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.