Peixe-boi é molestado novamente em Alagoas
27/12/2025, 05:04:10Introdução
Um vídeo compartilhado em redes sociais mostra um peixe-boi sendo importunado e molestado por curiosos na praia de Pajuçara, em Alagoas. Na imagem, é possível ver que as pessoas descem de um barco e tocam o animal. Também é possível ouvir uma mulher afirmando que o bicho estava com fome.
O passado do peixe-boi
O peixe-boi é o mesmo que já foi vítima de uma facãozada ao se aproximar de pessoas em junho deste ano, na praia do Peba, no Litoral Sul de Alagoas. "Esse peixe-boi foi resgatado quando filhote, tratado e reintroduzido e solto aqui em Alagoas pelo CMBio. Como foi cuidado por pessoas, ele perdeu o medo e associa os humanos a coisas boas. Pessoas com má intenção é um dos grandes riscos para o animal. Quando ele entretém com o ser humano, acaba deixando de cumprir suas funções como se alimentar, procriar, entre outras coisas", declarou Bruno Stefanis, do Instituto Biota de Conservação.
Cuidado e proteção
Ao g1, Bruno Stefanis afirmou que as pessoas cometem outros crimes ambientais como alimentar os bichos e até mesmo oferecer bebida alcoólica. A resolução nº 02/2020 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) dispõe sobre o molestamento intencional desses animais marinhos. A pena para quem maltrata ou mata um animal como o peixe-boi vai de seis meses a um ano de detenção, além de multa que pode chegar a R$2.500.
Proibições e regulamentações
Veja as proibições e o que é considerado molestamento:
- Aproximar-se de qualquer espécime de peixe-boi ou tartaruga a menos de 5m (cinco metros) de distância do animal mais próximo.
- Perseguir qualquer peixe-boi ou tartaruga, ainda que respeitadas a distância acima estipulada.
- Interromper o curso de deslocamento de peixe-boi ou tartaruga ou tentar alterar ou dirigir esse curso.
- Penetrar em grupos de peixes-bois ou tartarugas, dividindo-os ou dispersando-os.
- Tocar, oferecer alimento ou bebida aos peixes-bois ou tartarugas.
- Tentar atrair ou afugentar peixes-bois ou tartarugas por quaisquer meios.
- Aproximar-se de qualquer espécime de peixe-boi quando este estiver acompanhado de filhotes.
- Produzir barulho ou luminosidade durante eventos reprodutivos.
- Manipular os equipamentos e acessórios de marcação ou radiotelemetria, sem autorização emanada pelo órgão ambiental responsável.