Pandemia transformou a visão de atletas sobre saúde mental

Pandemia transformou a visão de atletas sobre saúde mental

A importância da saúde mental no esporte

A psicologia se transformou numa aliada do esporte. Para se competir em alto nível e obter os melhores resultados, não bastam apenas os treinamentos físicos. O equilíbrio emocional também faz a diferença.

O impacto da pandemia

O psicólogo do CRB, Matheus Vasconcelos, conversou com o ge sobre o tema que deixou de ser visto com desconfiança e passou a ser tratado como essencial. Na opinião do profissional, um fato foi decisivo para mudar a percepção.

— Em 2020, quando vem a pandemia, percebo que os atletas acabam lidando com um cenário que é diferente, de isolamento, com muitos protocolos e cuidados que foram estabelecidos ali no início da pandemia. Tem um período sem jogos, estádios vazios, um cenário financeiro que inicialmente devasta grande parte dos clubes de menor receita — explicou Matheus, continuando:

— Então você tem um cenário onde o atleta se vê muito desafiado ali no início de 2020 e isso traz uma valorização muito grande para a dimensão psicológica.

Resistência e valorização da saúde mental

Matheus Vasconcelos destacou o ponto de virada para a psicologia esportiva:

— Eu sempre digo que de 2020 para cá as coisas melhoraram muito. Eu percebo que, a partir dali, os atletas começam a valorizar muito e você vê bastante na mídia atletas vindo à tona falar sobre a saúde mental. Então eu percebo que essa resistência ficou muito menor a partir desse movimento.

A atuação do psicólogo esportivo

Vasconcelos, que faz parte da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte e já trabalhou com futsal, natação, jiu-jitsu e MMA, explicou como a psicologia auxilia os atletas:

— Sempre enxerguei o trabalho do psicólogo esportivo como um ponto de apoio, um facilitador no cuidado na parte mental do atleta. Em nenhum momento eu costumo colocar a psicologia como um solucionador de problemas. Vejo o psicólogo como uma possibilidade de o atleta encontrar, na sua trajetória esportiva, coisas que lhe ajudam, lhe potencializam tanto na parte de desempenho, quanto na parte de saúde mental.

O psicólogo como ponto de apoio

Matheus Vasconcelos disse que a psicologia potencializa os atletas:

— O psicólogo é esse ponto de apoio que consegue auxiliar atletas a serem mais conscientes sobre sua carreira, sobre o seu trabalho, sobre os desafios que ele encontra no dia a dia enquanto atleta e sobre suas próprias emoções.