Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia, diz perícia médica
21/12/2025, 09:05:08Perícia médica revela necessidade de intervenção em Bolsonaro
Recentemente, o Instituto Nacional de Criminalística, que faz parte da Polícia Federal, enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, os resultados da perícia médica realizada no ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O documento indica que Bolsonaro é diagnosticado com hérnia inguinal bilateral e que requer uma cirurgia para tratar essa condição, conforme informado pela Agência Brasil.
Conforme os peritos, Bolsonaro também apresenta um quadro de soluços e insônia. O laudo médico conclui que "quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal".
A perícia foi levada a cabo no dia 17 de dezembro na sede do Instituto Nacional de Criminalística em Brasília. Neste mesmo contexto, a equipe jurídica de Bolsonaro havia solicitado, em 15 de dezembro, autorização para a realização imediata do procedimento cirúrgico. Além da cirurgia, os advogados pediram a concessão de prisão domiciliar por razões humanitárias.
Atualmente, Bolsonaro se encontra na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses por sua conexão com a tentativa de golpe.