PF investiga fraudes em senhas do GOV.BR em AL e RJ

PF investiga fraudes em senhas do GOV.BR em AL e RJ

Operação da PF apura irregularidades

A Polícia Federal, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social, deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Reset. Essa operação investiga uma organização criminosa envolvida em fraudes contra o sistema previdenciário e lavagem de dinheiro, tanto em Alagoas quanto no Rio de Janeiro.

Segundo informações da PF, as investigações, que ocorreram em 2023, indicam que um dos suspeitos utilizava as redes sociais para oferecer o serviço de reinicialização de senhas do GOV.BR e também o desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.

Uma ex-estagiária do INSS, que tinha acesso ao sistema, é apontada como suspeita de ter reinicializado milhares de senhas, possivelmente utilizando ferramentas automatizadas. A Justiça Federal da 2ª Vara de Alagoas autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos dois investigados, além da execução de mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais, tanto em Marechal Deodoro (AL) quanto no Rio de Janeiro. Até o momento, ninguém foi preso.

Os investigados poderão responder por crimes como estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, corrupção passiva e ativa, além de violação de sigilo funcional. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar o alcance do prejuízo causado à Previdência Social.