Alagoas Representa Nordeste no Brasileiro de Futsal Down
14/12/2025, 23:00:47Competição será disputada no entre os 15 e 21 deste mês, em Casa Branca, interior de São Paulo
O Nordeste será representado por uma equipe alagoana no Campeonato Brasileiro de Futsal Down, que será realizado entre os dias 15 e 21 deste mês, em Casa Branca, interior de São Paulo. Jogadores da equipe Amor 21 intensificam os treinamentos em Maceió e estão nos últimos preparativos para entrar em quadra.
Porta-voz do projeto, Tony Cabral disse que o Amor 21 vai participar da competição pela primeira vez e contou como é a rotina de treinamentos.
— É a primeira vez que a gente está indo como equipe. Alguns atletas nossos já participaram desse campeonato, emprestados para outros clubes, mas como equipe Amor 21 será a primeira vez. E os meninos têm treinado muito, a gente treina três vezes por semana e eles estão preparados. A gente tem certeza da possibilidade real de conquista da competição.
Darlan é um dos destaques do Amor 21.
Tony disse ainda que o time tem jogadores de destaque no cenário nacional, inclusive, que já defenderam a seleção de futsal.
— Recentemente, o Darlan foi emprestado para o Ituano, que participou pelo Campeonato Paulista. Temos aqui três atletas que já foram campeões brasileiros com outra equipe. Temos o Darlan, que também já foi convocado para seleção brasileira, hexacampeã mundial de futsal down. Ano que vem tem mais um Mundial no México e temos certeza de que alguns de nossos atletas podem, sim, chegar na seleção brasileira.
Tony Cabral disse que equipe Amor 21 está preparada para o Brasileiro.
O coordenador também destacou a importância do futsal para as pessoas com a Síndrome de Down.
— O futsal down vai além do esporte. Ele é protagonismo, é autonomia, inserção social e, para eles, abre portas. Muitos deles não saiam de casa, tinham dificuldades... Alguns tinham habilidades motoras comprometidas e, a partir do esporte, você vê todos eles desenvolvendo perfeitamente.
Técnica da equipe, Maria Carvalho sobre o trabalho com os atletas.
— A gente trabalha de uma forma diferenciada, incluindo eles na modalidade, já que é algo que eles não têm tanta vivência em escola. Enfim, no meio social deles, a gente procura trazer para o esporte.
Maria Carvalho falou sobre o carinho dos portadores da Síndrome de Down.
— Esse carinho é imenso. Desde o primeiro dia que cheguei, eles são muito receptivos comigo, muito carinhosos. Teve momento que precisei me ausentar, por uma lesão e quando voltei, foi uma festa. Somos uma família mesmo, quando trabalhamos com esse público, eles têm a característica de ser carinhosos, amorosos. É muito gratificante poder trazer o esporte para a vivência deles.
Ala direito da equipe, Darlan Souza, um dos destaques do time, falou sobre a expectativa para mais uma disputa e prometeu voltar com medalha.
— A gente vai ser campeão, vai trazer medalhas. Estou feliz, muito feliz, gosto muito do Amor 21. A gente vai lá vencer, chegar lá e ganhar.