Temporais e chuva forte afetam todas as regiões do Brasil

Temporais e chuva forte afetam todas as regiões do Brasil

Resumo da situação climática

Nesta sexta-feira (12), novas instabilidades estão atuando em várias partes do Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste que enfrentam riscos elevados de temporais. O Climatempo alerta para a combinação de calor intenso e umidade elevada, especialmente nas áreas de baixa pressão na divisa com o Paraguai, o que pode resultar em pancadas de chuvas intensas.

Detalhes da previsão por região

Sul

Uma área de baixa pressão localizada no Paraguai está provocando chuvas desde as primeiras horas do dia, especialmente no Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Há um alerta máximo no sudoeste paranaense, onde a ocorrência de linhas de instabilidade, granizo e até tornados é uma possibilidade real. A frente fria no oceano está contribuindo para que a chuva permaneça moderada a forte, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre.

Sudeste

No Sudeste, a combinação de calor e umidade, além da atuação de um cavado meteorológico, resultará em pancadas de chuva ao longo do dia em São Paulo e no Triângulo Mineiro. As chuvas tendem a se intensificar à medida que o dia avança, aumentando os riscos de temporais em território paulista. O clima será semelhante no Rio de Janeiro, onde a previsão é de chuvas fortes, enquanto o Espírito Santo deverá permanecer com instabilidades.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, a baixa pressão vinda do Paraguai, associada ao calor e à umidade, levará a chuvas desde o início do dia no Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso e Goiás, as chuvas começam a se intensificar no início da tarde, com pancadas moderadas a fortes. No sul do Mato Grosso do Sul, o alerta para temporais severos, microexplosões e tornados se mantém. O tempo permanecerá abafado com umidade alta variando de 40% a 70%.

Nordeste

No Nordeste, haverá chuvas no Maranhão, partes do Piauí e no oeste da Bahia com risco de temporais. No entanto, a maioria das regiões continuará com o clima firme, mantendo o calor intenso e a umidade abaixo de 30% no interior da Paraíba e de Pernambuco. Os ventos na faixa litorânea poderão alcançar velocidades de 40 a 50 km/h.

Norte

No Norte do Brasil, as chuvas continuaram a ocorrer no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, com risco de temporais no norte e leste do Pará. Em Roraima e no noroeste do Pará, o tempo deverá permanecer mais firme, enquanto no Amapá, as chuvas se intensificam com risco de temporais, e ventos constantes entre 40 e 50 km/h. Mesmo com as chuvas, as temperaturas elevadas prevalecerão.