Capítulo importante da história penedense, Vapor Comendador Peixoto dorme esquecido nas águas do Velho Chico.

Vapor naufragou na década de 1960

Capítulo importante da história penedense, Vapor Comendador Peixoto dorme esquecido nas águas do Velho Chico.

Capítulo importante da história Penedense, o vapor Comendador Peixoto, embarcação que singrou as águas do Velho Chico, encerrou suas atividades de forma melancólica, durante o século passado, naufragando no porto de Penedo.

Para aqueles que não conhecem a história do Comendador, o vapor foi um meio importante de transporte fluvial de passageiros e cargas, realizando viagens entre Penedo e Pão de Açúcar, saindo do porto penedense às segundas-feiras e voltando de forma festiva às quintas feiras.

Durante os idos de 1960, o Comendador se despediu e hoje repousa sereno nas águas do Rio São Francisco, na localidade conhecida por "porto das balsas" , totalmente esquecido. O repórter Kão News, em suas publicações, cobrou da Secretaria Municipal de Turismo, a fixação no local de uma placa dando visibilidade - e conhecimento - aos penedenses e visitantes, à importante história do vapor que marcou época no Penedo.

Que a Prefeitura municipal através das secretarias de Turismo e de Cultura possam atender à solicitação daqueles que conhecem a história do Vapor Comendador Peixoto e afixem uma simples placa no sentido de dar visibilidade a um capítulo especial da história do Penedo

Creditos: Professor Fábio Andrey