Greve de ônibus em SP provoca caos no trânsito
10/12/2025, 09:17:24Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo
Motoristas de ônibus de São Paulo iniciaram uma greve nesta terça-feira (09). A paralisação ocorreu devido ao atraso no pagamento do 13° salário, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário, e afetou diversas regiões da cidade. O sindicato confirmou ao Portal iG a paralisação, que provocou, às 22h, um total de 326 km de engarrafamento na capital, causando transtornos no trânsito e impactando a rotina de milhares de paulistanos. Os 1.486,1 km de congestionamento registrados às 19h chegaram a bater o recorde do ano de lentidão na capital paulista.
Reações das autoridades e da população
A Secretaria Especial de Comunicação de São Paulo informou que os repasses às empresas de ônibus estão em dia. A Secretaria também informou que pagamento do 13º salário é responsabilidade das concessionárias e foi registrado um Boletim de Ocorrência contra as empresas que paralisaram o serviço sem aviso prévio. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse em vídeo publicado que os empresários do setor de ônibus são “irresponsáveis”, anunciou que adotará medidas administrativas e judiciais para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e pediu que motoristas e cobradores encerrem a paralisação.
Opinião dos passageiros
Nas redes sociais, passageiros manifestaram apoio aos motoristas, mas desaprovaram o horário que a greve iniciou. Uma usuária do X (antigo Twitter) disse: "Sempre do lado da classe trabalhadora. Mas essa greve surpresa de ônibus no período de volta para casa é uma safadeza sem tamanho". Outro usuário disse: "Todo trabalhador tem o direito de fazer greve, anunciando antes, mas o que os sindicatos e motoristas de ônibus fizeram hj em SP é uma baita sacanagem, greve que começa às 16h, o trabalhador cansado, volta para casa como????"
Suspensão do rodízio de veículos
A Prefeitura de São Paulo informou que o Rodízio Municipal de Veículos para carros foi suspenso nesta terça-feira (09). Confira o comunicado na íntegra: "A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso para carros nesta terça-feira (09/12), em razão da greve de ônibus. A suspensão do Rodízio vale para o pico da tarde (17h às 20h)".