Greve de ônibus em SP provoca caos no trânsito

Greve de ônibus em SP provoca caos no trânsito

Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo

Motoristas de ônibus de São Paulo iniciaram uma greve nesta terça-feira (09). A paralisação ocorreu devido ao atraso no pagamento do 13° salário, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário, e afetou diversas regiões da cidade. O sindicato confirmou ao Portal iG a paralisação, que provocou, às 22h, um total de 326 km de engarrafamento na capital, causando transtornos no trânsito e impactando a rotina de milhares de paulistanos. Os 1.486,1 km de congestionamento registrados às 19h chegaram a bater o recorde do ano de lentidão na capital paulista.

Reações das autoridades e da população

A Secretaria Especial de Comunicação de São Paulo informou que os repasses às empresas de ônibus estão em dia. A Secretaria também informou que pagamento do 13º salário é responsabilidade das concessionárias e foi registrado um Boletim de Ocorrência contra as empresas que paralisaram o serviço sem aviso prévio. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse em vídeo publicado que os empresários do setor de ônibus são “irresponsáveis”, anunciou que adotará medidas administrativas e judiciais para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e pediu que motoristas e cobradores encerrem a paralisação.

Opinião dos passageiros

Nas redes sociais, passageiros manifestaram apoio aos motoristas, mas desaprovaram o horário que a greve iniciou. Uma usuária do X (antigo Twitter) disse: "Sempre do lado da classe trabalhadora. Mas essa greve surpresa de ônibus no período de volta para casa é uma safadeza sem tamanho". Outro usuário disse: "Todo trabalhador tem o direito de fazer greve, anunciando antes, mas o que os sindicatos e motoristas de ônibus fizeram hj em SP é uma baita sacanagem, greve que começa às 16h, o trabalhador cansado, volta para casa como????"

Suspensão do rodízio de veículos

A Prefeitura de São Paulo informou que o Rodízio Municipal de Veículos para carros foi suspenso nesta terça-feira (09). Confira o comunicado na íntegra: "A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso para carros nesta terça-feira (09/12), em razão da greve de ônibus. A suspensão do Rodízio vale para o pico da tarde (17h às 20h)".