Casos de HIV e Aids aumentam entre idosos em Maceió

Casos de HIV e Aids aumentam entre idosos em Maceió

Redução de Casos entre Jovens e Aumento entre Idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió registrou uma redução nos novos casos de HIV e Aids entre 2024 e 2025 na maior parte das faixas etárias, especialmente entre pessoas de 15 a 59 anos. O aumento de casos de HIV ocorreu entre idosos acima de 70 anos, de 1 para seis casos, e dois casos envolvendo idosos acima de 80 anos.

Campanha de Prevenção

A mobilização tem como tema “Nascer sem HIV. Viver sem Aids” e reforça o diagnóstico precoce e as estratégias de prevenção. A programação envolve sala de espera educativa, testagem rápida e ação de orientação na Unidade de Saúde Osvaldo Brandão Vilela.

Importância da Mobilização Conjunta

A Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS apontou que o enfrentamento ao HIV e à Aids depende da mobilização conjunta entre sociedade e poder público, com foco na redução do estigma, na defesa da ciência, na garantia de direitos e na ampliação do acesso à informação, à testagem e ao cuidado.

Dezembro Vermelho

A SMS reforçou ainda que o Dezembro Vermelho busca fortalecer a rede de prevenção e acolhimento ao longo do mês. Casos registrados de HIV mostram uma queda significativa na faixa etária de 15 a 59 anos, enquanto os dados refletem um aumento entre os idosos. O mês será marcado por ações de prevenção, testagem e orientação nas unidades de saúde da capital.