Metsul alerta sobre granizo e chuvas no Brasil
18/11/2025, 09:00:07Alerta de chuvas e granizo
Um vórtice ciclônico, também conhecido como baixa segregada, chegará ao Sul e Sudeste do Brasil entre esta segunda-feira (17) e quarta (18), trazendo risco de chuvas fortes e temporais isolados de granizo. De acordo com dados da Metsul, um centro de baixa pressão na superfície avança do Paraná para o litoral do Sudeste, o que reforça a instabilidade atmosférica.
Impactos nas regiões afetadas
Essa combinação de fatores provoca chuvas em várias áreas, principalmente na Região Sudeste e no Paraná, que são esperadas como as mais impactadas entre hoje e quarta-feira. Durante a terça-feira, as chuvas ocorrem em diversos pontos de Santa Catarina, com maior intensidade no Nordeste do estado. O Norte do Rio Grande do Sul, por outro lado, ainda não apresenta destaques de chuvas neste período.
Interferência das frentes frias
Ainda na terça-feira, a tendência de chuvas se desloca para o estado de São Paulo, avançando para o Leste e Nordeste e afetando o Triângulo Mineiro, o Centro e o Sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro. Na quarta, a pressão baixa estará sobre o oceano, afastando-se da terra, mas uma frente associada pode provocar chuvas em partes do Rio de Janeiro, no Centro e Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Risco de granizo
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o risco de granizo devido à influência desse sistema de baixa segregada, com base em precedentes históricos que comprovam que esse tipo de sistema pode causar eventos significativos. Em algumas situações, há risco de acumulação de gelo nas ruas das cidades afetadas.
O que é uma baixa segregada?
Segundo a Metsul Meteorologia, uma baixa segregada é um sistema de baixa pressão isolada e baixa, que se mantém em níveis variados da atmosfera, desprendendo-se de uma corrente de jato principal. Esse fenômeno pode permanecer sobre uma região por vários dias e é capaz de gerar ventos fortes, tempestades e risco de granizo.