Niterói lança 2º edição do Aluguel Universitário

Niterói lança 2º edição do Aluguel Universitário

A nova edição do programa

A Prefeitura de Niterói (RJ) vai lançar no dia 18 de novembro a 2° edição do Edital do Programa Aluguel Universitário. A nova oportunidade oferece mais mil vagas para estudantes de baixa renda que estudam em Niterói e desejam morar perto da faculdade.

O que é o Programa Aluguel Universitário?

O Programa Aluguel Universitário é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude, que garante moradia digna e um auxílio de R$ 700 por mês para estudantes que já residem ou desejam residir no Centro da cidade.

Benefícios e condições

A iniciativa está destinada a mil estudantes de graduação e pós-graduação, tanto de instituições públicas quanto privadas, matriculados em cursos presenciais devidamente regularizados pelo Ministério da Educação (MEC). O programa prioriza estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, maiores de 18 anos e que não sejam beneficiários de outros subsídios habitacionais do mesmo tipo.

O benefício tem uma duração inicial de um ano, podendo ser renovado até o fim do curso, desde que o estudante não ultrapasse dois anos além do tempo regulamentar da graduação ou pós.

Objetivos do programa

Além de instigar a permanência estudantil, o projeto busca estimular o uso residencial do Centro de Niterói, que passa por um amplo processo de revitalização urbanística.

Regularização de documentos

A prefeitura recomenda que, até a data prevista para o lançamento do novo edital, os universitários interessados em participar do programa regularizem seus documentos. Os seguintes documentos são necessários para o cadastro:

  • Registro Geral (RG)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante de residência
  • Declaração de matrícula atualizada, com menos de 60 dias pela instituição de ensino
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), atualizado, contendo a faixa de renda familiar total e a renda familiar per capita

Além disso, é importante ressaltar que os documentos precisam ser originais; capturas de tela não serão aceitas.