Diretores de Escolas Enfrentam Burocracia e Falta de Recursos
11/11/2025, 04:23:29Diretores de Escolas Enfrentam Burocracia e Falta de Recursos
Diretores de escolas em Barcelona estão se deparando com grandes desafios diários, especialmente com relação à falta de recursos e à excessiva burocracia. Recentemente, cerca de 130 diretores se reuniram em uma assembleia, realizada em 23 de outubro, para discutir essas questões e solicitar mudanças que possam levar a melhorias nos resultados acadêmicos.
Um estudo da Unesco ressaltou a importância da boa gestão escolar, que é o segundo fator mais relevante para a melhoria do desempenho acadêmico, atrás apenas da qualidade dos professores. Os diretores concordam que, quando recebem os recursos e a autonomia adequados, os resultados nas escolas tendem a melhorar, reduzindo a taxa de absentismo e promovendo um clima escolar positivo. Entretanto, a realidade é desafiadora, com muitos se sentindo sobrecarregados por uma infinidade de tarefas administrativas e sem o suporte necessário. "A burocracia nos consome", afirmou Francisco Salmerón, diretor da escola Sallarès i Pla, ressaltando o sentimento de solidão entre os gestores escolares.
Uma das principais queixas levantadas durante a assembleia foi a implementação de uma escola inclusiva, cuja proposta, embora pareça ideal no papel, tem falhado na prática devido à falta de recursos. "Se você designa um educador para seis alunos, apenas um receberá a atenção necessária, enquanto cinco ficarão sem suporte", criticou Salmerón, exemplificando as dificuldades enfrentadas.
Demandas por menos burocracia e mais apoio
Os diretores expressaram uma necessidade urgente de reduzir a burocracia, enfatizando que suas funções de gestão não devem se limitar a responsabilidades administrativas. "Não somos economistas ou administradores; somos educadores que precisam de um especialista em gestão financeira para nos apoiar", disse Sònia Burgués, diretora da escola La Pau. A necessidade de reorganizar as funções de gestão é crucial, já que muitos diretores afirmam que suas tarefas os afastam do objetivo principal: melhorar a qualidade do ensino.Outro ponto importante abordado foi a seleção de professores, onde os diretores pediram para ter maior controle sobre a escolha de docentes com perfis específicos, gerando controvérsias entre sindicatos e gestores. A possibilidade de contratação de educadores que não possuem o perfil adequado pode resultar em professores que requerem afastamento, aumentando a instabilidade nas escolas. Burgués destacou a importância de garantir que apenas os melhores profissionais sejam selecionados, já que isso é vital para o sucesso escolar.