Diretores de Escolas Enfrentam Burocracia e Falta de Recursos

Diretores de Escolas Enfrentam Burocracia e Falta de Recursos

Diretores de Escolas Enfrentam Burocracia e Falta de Recursos


Diretores de escolas em Barcelona estão se deparando com grandes desafios diários, especialmente com relação à falta de recursos e à excessiva burocracia. Recentemente, cerca de 130 diretores se reuniram em uma assembleia, realizada em 23 de outubro, para discutir essas questões e solicitar mudanças que possam levar a melhorias nos resultados acadêmicos.
Um estudo da Unesco ressaltou a importância da boa gestão escolar, que é o segundo fator mais relevante para a melhoria do desempenho acadêmico, atrás apenas da qualidade dos professores. Os diretores concordam que, quando recebem os recursos e a autonomia adequados, os resultados nas escolas tendem a melhorar, reduzindo a taxa de absentismo e promovendo um clima escolar positivo. Entretanto, a realidade é desafiadora, com muitos se sentindo sobrecarregados por uma infinidade de tarefas administrativas e sem o suporte necessário. "A burocracia nos consome", afirmou Francisco Salmerón, diretor da escola Sallarès i Pla, ressaltando o sentimento de solidão entre os gestores escolares.
Uma das principais queixas levantadas durante a assembleia foi a implementação de uma escola inclusiva, cuja proposta, embora pareça ideal no papel, tem falhado na prática devido à falta de recursos. "Se você designa um educador para seis alunos, apenas um receberá a atenção necessária, enquanto cinco ficarão sem suporte", criticou Salmerón, exemplificando as dificuldades enfrentadas.

Demandas por menos burocracia e mais apoio

Os diretores expressaram uma necessidade urgente de reduzir a burocracia, enfatizando que suas funções de gestão não devem se limitar a responsabilidades administrativas. "Não somos economistas ou administradores; somos educadores que precisam de um especialista em gestão financeira para nos apoiar", disse Sònia Burgués, diretora da escola La Pau. A necessidade de reorganizar as funções de gestão é crucial, já que muitos diretores afirmam que suas tarefas os afastam do objetivo principal: melhorar a qualidade do ensino.
Outro ponto importante abordado foi a seleção de professores, onde os diretores pediram para ter maior controle sobre a escolha de docentes com perfis específicos, gerando controvérsias entre sindicatos e gestores. A possibilidade de contratação de educadores que não possuem o perfil adequado pode resultar em professores que requerem afastamento, aumentando a instabilidade nas escolas. Burgués destacou a importância de garantir que apenas os melhores profissionais sejam selecionados, já que isso é vital para o sucesso escolar.

Futuro incerto para lideranças educacionais

A crise atual impacta diretamente a disponibilização de novos diretores. Apenas 312 candidatos se apresentaram para 406 vagas disponíveis, resultando em 23% das posições não ocupadas. Isso gera preocupação em um ambiente já sobrecarregado, com muitos educadores hesitando em assumir a direção escolar devido à falta de reconhecimento e apoio financeiros. Anna Jolonch, diretora do LID Barcelona, expressou a necessidade urgente de profissionalizar a posição de diretor escolar, sugerindo que o fortalecimento desse papel deve ser uma prioridade nas agendas políticas.

Um chamado à ação em busca de soluções

Frente a esse cenário, os diretores de escolas se uniram para formular um manifesto com propostas que visam resolver os problemas enfrentados, solicitando serem ouvidos nas tomadas de decisão. "Queremos contribuir para melhores resultados, mas não somos incluídos nos processos de decisão. As escolhas são feitas por pessoas desconectadas da realidade das salas de aula", afirmou uma das diretoras presentes na assembleia, ressaltando a urgência de uma mudança significativa no panorama educacional.