Governadores se reúnem em jantar da CONIB em SP

Governadores se reúnem em jantar da CONIB em SP

Reunião de Autoridades na CONIB

Na noite deste sábado (08), diversas autoridades marcaram presença no jantar de abertura da 56ª Convenção da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). O evento reuniu a comunidade judaica com líderes, políticos e personalidades para dialogar sobre as relações entre Brasil e Israel e sobre a própria comunidade judaico-brasileira. O jantar, que precede a convenção, aconteceu no Salão Marc Chagall no Clube A Hebraica, na capital paulista.

Discurso de Abertura

Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB, recebeu os convidados e conduziu a cerimônia. Ao Portal iG, comentou sobre a relação entre Brasil e Israel: "Nós, judeus brasileiros, temos um prazer enorme em participar da vida brasileira. Esse país é um país que recebe a todos. Nós sabemos que existe um elemento de tensão entre esse governo e o governo de Israel, que não se justifica. A gente precisa rapidamente resolver isso, porque as relações entre os dois países transcendem os governos e elas têm que ser mantidas. É a própria história da fundação de Israel, patrocinada pela interlocução do ministro brasileiro (das Relações Exteriores) Oswaldo Aranha".

Temas em Debate

A relação Brasil-Israel e o conflito entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, foram os temas mais explorados nos discursos, tanto de Lottenberg quanto dos governadores presentes. Em sua fala, Lottenberg defendeu a postura de Israel e criticou o governo do Irã: "Nenhum povo tem a obrigação de ser vítima novamente, esse é o nosso nunca mais. Enquanto o Irã e outros atores continuarem financiando o terror, não teremos paz".

Discurso do Governador de São Paulo

O discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o mais aguardado da cerimônia. Ele afirmou: "São Paulo é muito grato à comunidade judaica, muito grato ao povo de Israel. A gente tem que compartilhar isso, fazer a nossa parte, principalmente em um momento em que a gente às vezes se aborrece com algumas atitudes. Não faz sentido, por exemplo, o Brasil abandonar a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. Mas esse tempo sombrio vai acabar e o Brasil vai voltar para a Aliança".

Admiração por Israel

Ao comentar sobre a viagem que fez para Israel com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também esteve presente no evento, Tarcísio declarou: "Não é fácil ser escolhido por Deus, e vocês foram e fazem a diferença". Em entrevista ao iG, Ronaldo Caiado demonstrou sua admiração pelo Estado de Israel: "Um país que tem 22 mil km², um pequeno espaço de terra. É um país que vive da pesquisa, da ciência e da qualidade da educação, trazendo cada vez mais alternativas para as pessoas viverem com mais dignidade e qualidade. É um país que eu admiro por ter sua base construída na solidariedade ao ser humano".

Participações e Mensagens

Também subiram ao palco o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) e, sob aplausos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que comparou o conflito em Gaza com a Operação Contenção, que chocou o país com um resultado de mais de 100 mortos no dia 28 de outubro: "O Rio de Janeiro e o Brasil experimentaram, nesta semana, sair da inércia. Fazer parte de um processo de pacificação é não permitir a violência. Vocês sabem o que é lutar pelo direito de ir e vir" e criticou o Governo Federal e o Poder Judiciário: "Não aceitaremos mais instituições narco-terroristas. Não aceitaremos mais que o Judiciário, com todo o respeito que eu tenho a ele, e o governo central apoiem terroristas".

Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) não estiveram presentes, mas enviaram vídeos de apoio à CONIB. Também estiveram presentes no evento o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o ex-governador de São Paulo, João Dória (sem partido), a assessora especial da presidência da República, Clara Ant (PT), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, os ministros Verônica Neufeld do Supremo Tribunal Militar e Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União, além de parlamentares e do Cônsul do Estado de Israel, Rafael Erdreich, que agradeceu à CONIB em nome de Israel e lamentou que "A ferida do antissemitismo ressurge".