Governadores se reúnem em jantar da CONIB em SP
10/11/2025, 11:02:21Reunião de Autoridades na CONIB
Na noite deste sábado (08), diversas autoridades marcaram presença no jantar de abertura da 56ª Convenção da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). O evento reuniu a comunidade judaica com líderes, políticos e personalidades para dialogar sobre as relações entre Brasil e Israel e sobre a própria comunidade judaico-brasileira. O jantar, que precede a convenção, aconteceu no Salão Marc Chagall no Clube A Hebraica, na capital paulista.
Discurso de Abertura
Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB, recebeu os convidados e conduziu a cerimônia. Ao Portal iG, comentou sobre a relação entre Brasil e Israel: "Nós, judeus brasileiros, temos um prazer enorme em participar da vida brasileira. Esse país é um país que recebe a todos. Nós sabemos que existe um elemento de tensão entre esse governo e o governo de Israel, que não se justifica. A gente precisa rapidamente resolver isso, porque as relações entre os dois países transcendem os governos e elas têm que ser mantidas. É a própria história da fundação de Israel, patrocinada pela interlocução do ministro brasileiro (das Relações Exteriores) Oswaldo Aranha".
Temas em Debate
A relação Brasil-Israel e o conflito entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, foram os temas mais explorados nos discursos, tanto de Lottenberg quanto dos governadores presentes. Em sua fala, Lottenberg defendeu a postura de Israel e criticou o governo do Irã: "Nenhum povo tem a obrigação de ser vítima novamente, esse é o nosso nunca mais. Enquanto o Irã e outros atores continuarem financiando o terror, não teremos paz".
Discurso do Governador de São Paulo
O discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o mais aguardado da cerimônia. Ele afirmou: "São Paulo é muito grato à comunidade judaica, muito grato ao povo de Israel. A gente tem que compartilhar isso, fazer a nossa parte, principalmente em um momento em que a gente às vezes se aborrece com algumas atitudes. Não faz sentido, por exemplo, o Brasil abandonar a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. Mas esse tempo sombrio vai acabar e o Brasil vai voltar para a Aliança".
Admiração por Israel
Ao comentar sobre a viagem que fez para Israel com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também esteve presente no evento, Tarcísio declarou: "Não é fácil ser escolhido por Deus, e vocês foram e fazem a diferença". Em entrevista ao iG, Ronaldo Caiado demonstrou sua admiração pelo Estado de Israel: "Um país que tem 22 mil km², um pequeno espaço de terra. É um país que vive da pesquisa, da ciência e da qualidade da educação, trazendo cada vez mais alternativas para as pessoas viverem com mais dignidade e qualidade. É um país que eu admiro por ter sua base construída na solidariedade ao ser humano".
Participações e Mensagens
Também subiram ao palco o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) e, sob aplausos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que comparou o conflito em Gaza com a Operação Contenção, que chocou o país com um resultado de mais de 100 mortos no dia 28 de outubro: "O Rio de Janeiro e o Brasil experimentaram, nesta semana, sair da inércia. Fazer parte de um processo de pacificação é não permitir a violência. Vocês sabem o que é lutar pelo direito de ir e vir" e criticou o Governo Federal e o Poder Judiciário: "Não aceitaremos mais instituições narco-terroristas. Não aceitaremos mais que o Judiciário, com todo o respeito que eu tenho a ele, e o governo central apoiem terroristas".
Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) não estiveram presentes, mas enviaram vídeos de apoio à CONIB. Também estiveram presentes no evento o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o ex-governador de São Paulo, João Dória (sem partido), a assessora especial da presidência da República, Clara Ant (PT), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, os ministros Verônica Neufeld do Supremo Tribunal Militar e Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União, além de parlamentares e do Cônsul do Estado de Israel, Rafael Erdreich, que agradeceu à CONIB em nome de Israel e lamentou que "A ferida do antissemitismo ressurge".