Grupo é preso por plano neonazista de eliminar minorias

Grupo é preso por plano neonazista de eliminar minorias

Grupo é desmantelado em São Lourenço por atividades neonazistas

Cinco pessoas foram presas em São Lourenço (MG) durante uma investigação da Polícia Civil que visa a atuação de um grupo neonazista na cidade. A operação ocorreu na última sexta-feira (31) e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra dois homens, ambos com 20 anos, uma mulher de 19, e dois adolescentes com 16 e 17 anos.

De acordo com as apurações realizadas pela polícia, os suspeitos promoviam, incitavam e difundiam ideologias de cunho neonazista, além de serem racistas, homofóbicos e antissemitas. Os membros do grupo também teriam feito ameaças para "eliminar" pessoas que pertencem a minorias, como judeus, negros e homossexuais.

As investigações revelaram que os suspeitos contavam com uma estrutura organizada, incluindo divisão de funções, uso de linguagem hierárquica, adoção de codinomes, e emprego de símbolos e códigos associados ao nazismo.

Além disso, as autoridades de segurança informaram que "as comunicações mantidas entre os investigados não se limitavam à manifestação de opinião, configurando um estágio pré-operacional com risco concreto à vida e à integridade física de terceiros". Isso demonstra a seriedade das ameaças feitas pelo grupo.

Outro aspecto alarmante que foi identificado durante as investigações foi a ocultação de provas, incluindo orientações internas para apagar registros e utilizar uma linguagem codificada. Para os investigadores, esse fator "demonstra consciência da ilicitude das ações e uma tentativa de evitar responsabilização penal".

No cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram confiscados celulares, computadores e materiais fazendo apologia ao nazismo, além de conteúdos que incitam o ódio e a violência. As investigações continuam em andamento para esclarecer a extensão das atividades deste grupo e identificar outros possíveis envolvidos.

Chamadas para ação: É fundamental que a sociedade esteja alerta e engajada em ações que combatam a violência e a discriminação. Se você se preocupa com os direitos humanos e com a dignidade de todos os indivíduos, fique atento às notícias e participe de discussões que promovam a igualdade e a justiça.