Bienal do Livro discute adoecimentos de professores em Alagoas

Bienal do Livro discute adoecimentos de professores em Alagoas

Pesquisa sobre o preço de ensinar

A pesquisa intitulada "O preço de ensinar" é tema de Doutorado da professora e pedagoga Geisa Carla.

O impacto do trabalho docente

O livro “O preço de ensinar”, da pedagoga Geisa Ferreira, será lançado na Bienal do Livro de Alagoas, na sexta-feira (7), às 21h, no estande oito. A obra é fruto da prática vivenciada por profissionais em Alagoas. Ao g1, ela afirma que não aborda no livro problemas individuais, mas sim uma falha sistêmica. A autora explica que precisava entender o que leva um profissional a dedicar-se ao que faz e, ao mesmo tempo, adoecer por causa disso. Ainda conforme a obra, a pesquisa mapeia as formas de adoecimento e identifica os principais vetores de estresse laboral.

Falhas sistêmicas e políticas públicas

O adoecimento de professores de toda rede pública de Alagoas é tema do livro “O preço de ensinar”, da doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Geisa Ferreira, que será lançado na Bienal do Livro de Alagoas, na sexta-feira (7), às 21h, no estande oito. O livro é tema da tese de doutorado de Geisa Ferreira e realiza uma análise rigorosa sobre o tema com a promessa de transcender a mera descrição clínica e abordar também aspectos como patologias ocupacionais que devastam uma das categorias profissionais mais estratégicas para o desenvolvimento social. A obra é fruto da prática vivenciada por profissionais em Alagoas. A autora explica que precisava compreender as raízes do adoecimento docente, reafirmando que a intenção prática é que o diagnóstico impulsione políticas públicas que promovam condições de trabalho mais adequadas.

Estresse e esgotamento profissional

O esgotamento profissional, conforme a obra, resulta de um ambiente laboral que não promove saúde e bem-estar, criando um ciclo vicioso de desinvestimento na carreira. A pesquisa encontrou doenças que afetam tanto a mente quanto o corpo dos professores, revelando uma grave situação de saúde dentre os educadores. A pedagoga menciona transtornos mentais não especificados, bem como problemas físicos como hipertensão e doenças musculoesqueléticas.

Reflexões sobre a docência

Geisa Ferreira denuncia a fragilidade das políticas públicas e a precariedade da infraestrutura na educação. As reformas educacionais impõem exigências crescentes aos professores, mas a estrutura de apoio necessário não é apresentada. A obra aponta que esses fatores estão levando os profissionais a um profundo desencanto com a docência.

Leitura recomendada

A obra é direcionada a pesquisadores nas áreas de Políticas Educacionais, Sociologia do Trabalho e Saúde Ocupacional, gestores públicos e demais profissionais que buscam redefinir a valorização da carreira docente.

Sobre Geisa Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Geisa é Mestre em Educação pela mesma instituição e possui formação em diversas áreas educacionais. Ela atua como pesquisadora e palestrante, contribuindo para o fortalecimento da educação.