Novembro trará chuvas volumosas para o Centro-Sul
03/11/2025, 16:31:14Previsões para novembro
Os primeiros 15 dias de novembro já terão precipitações volumosas em pontos da região. A primavera meteorológica - período que corresponde ao trimestre de setembro a novembro - está chegando ao fim. Dessa forma, algumas características do verão já se manifestam, como o aumento da chuva no Brasil Central e o aumento da temperatura no Sul do país. As informações são do MetSul.
Temperaturas em aumento
No Sul do Brasil, novembro é o mês mais quente do trimestre, com temperaturas mais elevadas em comparação com setembro. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, com o fim da temporada seca, o ar tropical quente e úmido torna as pancadas de chuva e temporais isolados cada vez mais frequentes.
Dados de Porto Alegre
Em Porto Alegre, novembro tem uma média de temperatura mínima, pela série 1991-2020, de 17,2°C - a quarta mais alta do ano. A temperatura máxima média é de 27,7°C, sendo também a quarta mais alta entre todos os meses. De acordo com a série histórica, a média de precipitação em Porto Alegre no mês de novembro é de 105,5 mm, inferior a setembro (147,8 mm) e outubro (153,2 mm), sendo a segunda menor média mensal de precipitação, atrás de março (103,3 mm).
Precipitações em São Paulo
Em São Paulo, considerando os dados da estação de Mirante de Santana e a série histórica de 1991-2020, novembro tem temperatura mínima de 17,3°C e máxima de 26,9°C. A precipitação média histórica de novembro na cidade é de 143,9 mm, um valor acima da mínima anual (32,3 mm em agosto) e abaixo da máxima anual (292,1 mm em janeiro).
Aumento das chuvas
Os volumes de chuva devem aumentar significativamente no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil durante novembro, marcando o início da estação chuvosa, com precipitações constantes e volumosas. Volume de 100 mm a 150 mm pode ocorrer em pontos de todos os estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste na primeira quinzena de novembro, com marcas que podem atingir a média histórica de chuva do mês inteiro em diversos estados. Alguns locais poderão registrar até 300 mm de chuva. Espera-se que chova perto ou acima da média em quase todo o Centro-Oeste e o Sudeste, com exceção de algumas áreas do Mato Grosso e Goiás que podem ter precipitações abaixo da média.
Previsões para o estado do Paraná
No Sul, o estado do Paraná deve registrar mais chuvas em novembro, com precipitação acima da média em várias cidades. Em Santa Catarina, a precipitação deve ficar perto ou acima da média em boa parte do estado, com os maiores volumes em áreas próximas ao Paraná e no Leste do Estado. Em pontos mais a Oeste, a precipitação deve ser irregular.
Temperaturas abaixo da média
O mês de novembro deverá apresentar temperaturas abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil, repetindo o padrão observado em outubro. A alta ocorrência de chuvas ajudará a moderar as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste, prevenindo períodos prolongados mais secos e quentes. Incursões de ar frio ocorrerão na Região Sul, afetando o Sudeste, mas sem grande intensidade. Expecta-se que novembro não seja um mês de calor intenso.
Oceano Pacífico e suas influências
Este ano, as águas do Oceano Pacífico estão mais frias em comparação com o mesmo período do ano passado, quando estavam em neutralidade na faixa equatorial. As condições atuais apontam para um cenário de La Niña, com anomalia de temperatura da superfície do mar em -0,6°C na região do Pacífico Equatorial Central. Durante novembro, pode ocorrer um resfriamento adicional, com as condições oceânicas permanecendo em uma intensidade baixa.