Festival de Música de Penedo promove vivências culturais a estudantes
03/11/2025, 06:32:07Festival de Música de Penedo reúne estudantes em oficinas
As oficinas do Festival de Música de Penedo (FEMUPE) receberam, neste ano, um público engajado e diverso, formado por estudantes de diferentes níveis de ensino. De acordo com dados da organização, participaram alunos do ensino médio (56,42%), graduação (22,39%), especialização (8,96%), ensino fundamental (8,66%), doutorado (2,39%) e mestrado (1,19%).
Abertas a todos os públicos, as atividades do festival reforçam seu caráter pedagógico e formativo, promovendo experiências que integram aprendizado, prática musical e vivência cultural.
Oficinas de música e inclusão cultural
Entre as oficinas ofertadas estiveram de Violão, Flauta, Clarinete, Trombone, Percussão, Tuba e Bombardino, Trompete, Saxofone e Violino. “As oficinas, ensaios e atividades musicais realizadas pela ASTEC dentro do FEMUPE reforçam o papel da associação na promoção da economia criativa de Penedo. Por meio do termo de fomento firmado com a Prefeitura, conseguimos desenvolver um projeto pedagógico que aproxima crianças, jovens, universitários e adultos da música, uma das expressões culturais mais importantes e históricas da nossa cidade. Em parceria com a Ufal, essa vivência amplia oportunidades, fortalece a formação artística e desperta o sentimento de pertencimento na população local”, ressalta Maik Vieira, diretor de Turismo da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).
Ensaios instrumentais e educação musical
Os ensaios instrumentais também se destacaram, com atividades voltadas à prática de conjunto e ao aperfeiçoamento técnico. Fizeram parte dessa programação a Orquestra de Cordas, Prática de Choro, Percussão II, Oficina de Canto, Workshop MusiLibras – Música Além do Som, Musicoterapia e Educação Musical com Cultura Popular. Nesta última, alunos da rede pública puderam experimentar na prática o coco de roda, em um momento de inclusão, pertencimento e valorização cultural.
“O momento da educação musical com cultura popular com as crianças da rede pública cria possibilidades em diversas vertentes, entre elas o pertencimento, a identificação das crianças com a cultura penedense e o fortalecimento da educação musical infantil”, explicou Marcos Moreira, coordenador geral do Festival de Música de Penedo.
Conhecimento científico e parcerias no FEMUPE
Além das práticas musicais, o evento também abriu espaço para o conhecimento científico, com a realização do 10º Encontro Cemupe de Musicologia e do 8º Fórum de Educação Musical, que reuniram pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições.
Realizado em Penedo desde 2018, o FEMUPE 2025 é uma realização da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC), em parceria com a Prefeitura de Penedo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Sebrae e o Sesc Alagoas.