Aprovação de megaoperação no RJ atinge 87,6% dos moradores
03/11/2025, 07:32:46A pesquisa da AtlasIntel
Uma pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (31), revelou um apoio maciço dos moradores de favelas do Rio de Janeiro à megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, realizada na última terça (28). Segundo os dados, 87,6% dos moradores de favelas cariocas e 80,9% dos moradores de favelas do Brasil aprovam a Operação Contenção.
Nas favelas do Rio, apenas 12,1% afirmaram desaprovar a ação e 0,3% não souberam responder. Considerando as favelas de todo o país, a desaprovação é de 19,1%. Nesse recorte, o percentual dos que não sabem ficou em zero. De modo geral, 55,2% dos brasileiros ouvidos aprovam a ação das forças de segurança, ao passo que 42,3% desaprovam.
Aprovação na capital fluminense
Entre os habitantes da capital fluminense, os números sobem para 62,2% de aprovação, ante a 34,2% de desaprovação. Um aspecto relevante a ser considerado é o nível de violência empregado pelas polícias durante a operação.
Nível de violência considerado adequado
A maioria dos brasileiros também considera que o nível de violência empregado pela polícia na megaoperação foi adequado. No Brasil, 52,5% consideram adequado e 45,8% consideram excessivo. Na cidade do Rio de Janeiro, para 62,3% foi considerado adequado, enquanto 34,4% acham que foi excessivo.
Preferência por novas operações
Além disso, 55,9% dos brasileiros ouvidos são a favor da realização de novas operações semelhantes. Esse número sobe para 62% entre os moradores do Rio de Janeiro. Essa aceitação da continuidade de ações semelhantes denota um desejo por segurança em áreas historicamente problemáticas.
Percepção de ganho político
Ainda de acordo com a pesquisa, uma parcela expressiva da população considera que a operação reflete uma tentativa de ganho político, além da questão da segurança pública: 60% dos brasileiros e 46% dos cariocas acreditam que há uma motivação política por trás da operação.
Apoio ao envio de ajuda federal
Quando questionados se o Governo Federal deveria ajudar nas operações realizadas pelo governo do Rio de Janeiro por meio do envio de veículos blindados, 69,6% dos cariocas e 64,6% dos brasileiros disseram que sim.
Metodologia da pesquisa
O levantamento da AtlasIntel entrevistou 1.089 pessoas em âmbito nacional e 1.527 moradores do Rio de Janeiro por meio do Atlas RDR (recrutamento digital aleatório) de 29 a 30 de outubro. De acordo com o instituto, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.