ONU expressa horror sobre operação violenta no Rio
29/10/2025, 07:31:31A ONU e a operação no Rio de Janeiro
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou estar "horrorizada" com a megaoperação policial nas favelas do Rio de Janeiro, que resultou em mais de 60 mortos. A declaração foi divulgada nesta terça-feira (28), dia em que a ação ocorreu nos complexos do Alemão e da Penha.
A operação, que teve como alvo o Comando Vermelho (CV), deixou ao menos 64 mortos, sendo 60 suspeitos e quatro policiais, além de 81 presos. Cerca de 2,5 mil agentes das forças de segurança participaram da iniciativa, que cumpriu 100 mandados de prisão.
Nota oficial da ONU
Em nota oficial, a ONU declarou: "Brasil: estamos horrorizados com a operação policial em andamento nas favelas do Rio de Janeiro, que já teria resultado na morte de mais de 60 pessoas, incluindo quatro policiais. Esta operação letal reforça a tendência de consequências extremamente fatais das ações policiais nas comunidades marginalizadas do Brasil. Relembramos às autoridades suas obrigações sob o direito internacional dos direitos humanos e instamos a realização de investigações rápidas e eficazes".
Informações do Ministério Público
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que a ação é parte da Operação Contenção. Entre os alvos principais está Edgar Alves de Andrade, conhecido como "Doca" ou "Urso", apontado como a principal liderança do CV na região.
O MPRJ também informou que os investigados "emitem ordens sobre a comercialização de drogas, determinam as escalas dos criminosos nas 'bocas de fumo' e nos pontos de monitoramento, e ordenam execuções de indivíduos que contrariem seus interesses".