Retorno da Megacarreta na Fernão Dias
A carga superdimensionada de 850 toneladas percorre, nesta semana, até quinta-feira (30), um trecho da rodovia Fernão Dias (BR-381) com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris. A operação vai do km 916 (Camanducaia/SP) ao km 680,8 (Perdões/MG), em direção à capital mineira, com o acompanhamento de uma escolta contratada pela transportadora e assistência da PRF para garantir condições seguras de trânsito. O tráfego deve sofrer lentidão e interdições de faixas, condutores são orientados a se manter alerta às orientações dos agentes rodoviários.
Proceso de transporte e desafios
Ao iG, a concessionária da Fernão Dias, a Arteris informou que: "O veículo, que estava em trânsito, foi reposicionado na última terça-feira (14) no km 916, em Camanducaia, para que uma equipe técnica contratada pela transportadora realizasse os reparos necessários". A viagem da megacarreta começou em Arujá (SP) no dia 9 de outubro, transportando um mecanismo de moagem para uma fábrica de cimento em Goiás, onde só deve chegar em 2026.
Dimensões e características da Megacarreta
O veículo especial que carrega um sistema industrial de moagem mede 123 metros de comprimento, 7,3 metros de largura e apoia-se sobre 44 eixos, sustentando as 850 toneladas do conjunto. O tamanho é quase o de um prédio de 30 andares.
Histórico de interrupções e desafios técnicos
Em trecho anterior, a megacarreta chegou a ficar parada na via, bloqueando o tráfego por mais de 24 horas. O congestionamento chegou a 15 quilômetros antes que fosse deslocada para o acostamento. A causa teria sido uma falha em estirante, componente que dá sustentação lateral ao conjunto, necessitando reparos no local antes de seguir viagem.
Expectativas e planejamento de rotas
A previsão inicial era de que o transporte fosse concluído até o meio de dezembro, mas problemas mecânicos recorrentes nas curvas e serras adiaram o cronograma. O foco agora é no funcionamento da carreta na estrada, que na semana passada havia ficado parada por conta de uma peça de sustentação danificada.
Cuidados especiais durante o transporte
Esse tipo de transporte requer planejamento cuidadoso da rota, velocidades reduzidas (em torno de 30 km/h), circulação apenas durante o dia e uso exclusivo de grandes rodovias, já que ultrapassa regulamentações para tráfego convencional.