Hugo Motta destaca diálogo entre Brasil e EUA

Hugo Motta destaca diálogo entre Brasil e EUA

Hugo Motta destaca diálogo entre Brasil e EUA

A conversa e as negociações de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram elogiadas pela esquerda, centro e alguns políticos de direita; bolsonaristas tentam minimizar o impacto do encontro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que, neste domingo (26), que o diálogo e a diplomacia voltaram a ter um papel central nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Sua manifestação foi divulgada nas redes sociais após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. "Cumprimento os presidentes Lula e Trump pelo importante encontro de hoje. Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos. Quando líderes escolhem conversar, a História agradece. Foi assim nas grandes viradas do mundo, sempre pela palavra, nunca pelo silêncio. A Câmara continua à disposição de nossa diplomacia, votando assuntos importantes sobre o tema e comprometida em servir ao país", disse Motta.

Repercussões do Encontro

Após o encontro, parlamentares do governo também se manifestaram nas redes sociais para celebrar o início do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano. O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que a reunião demonstrou a defesa da soberania do país. "Diálogo sempre! As negociações sobre o tarifaço têm avançado, e o tom da conversa foi de respeito e cooperação. O presidente Lula mostrou, mais uma vez, por que é um dos maiores estadistas do nosso tempo, sempre aberto ao diálogo, mas extremamente firme na defesa da nossa soberania e do povo brasileiro", comentou o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) considerou que a reunião entre os presidentes é "uma vitória do povo brasileiro". "Contra todas as expectativas, a soberania e o interesse nacional prevalecem. Presidente Lula se reúne com Donald Trump em um encontro cordial e produtivo. Foco em um acordo comercial equilibrado. Uma vitória do povo brasileiro e da nossa diplomacia", acrescentou.

Aliados de Lula também comemoraram a reunião com Trump e destacaram a 'postura firme' do presidente. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), declarou que o encontro simboliza a "volta de um Brasil que fala de igual a igual com o mundo". Segundo Lindbergh, o presidente foi "firme" ao cobrar o fim da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e deixou claro que está aberto ao diálogo.