Alagoas apresenta projeto Filmaê para jovens na Colômbia

Alagoas apresenta projeto Filmaê para jovens na Colômbia

Início do Projeto Filmaê

O projeto foi apresentado ao mundo na quinta-feira (24) na Semana Mundial da Unesco de Educação Midiática e Informacional, realizada em Cartagena, na Colômbia. O Filmaê é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom) em colaboração com a ONU-Habitat. Este projeto utiliza o audiovisual como ferramenta para proporcionar aos jovens das comunidades populares a oportunidade de escrever roteiros, dirigir, filmar e produzir peças publicitárias sobre o impacto das políticas públicas em suas próprias comunidades.

Divisão dos Grupos e Produção

Para a execução dos trabalhos, os jovens foram divididos em quatro grupos, onde puderam colocar em prática o que aprenderam e produzir peças publicitárias que refletem a realidade de suas comunidades.

Apresentação do Secretário Wendel Palhares

Durante o evento, o secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, destacou a importância da aproximação entre governos e cidades, ressaltando a necessidade de uma comunicação pública mais humana, transparente e participativa. "Devemos sempre buscar essa conexão", afirmou o secretário, expressando seu desejo de que essa prática se torne comum.

Reconhecimento na Semana Mundial da Unesco

Na mesma ocasião, Rafael Radke, oficial de projetos da Unesco no Brasil, elogiou as iniciativas do governo de Alagoas e expressou entusiasmo pela apresentação feita por Wendel Palhares. Ele destacou a importância de projetos como o Filmaê, que promovem a transformação social por meio da educação midiática.

Transformação Social

Palhares também mencionou que Alagoas, por décadas, foi retratada na mídia nacional por seus piores indicadores sociais, mas atualmente vive uma "revolução silenciosa", com uma redução significativa na insegurança alimentar. De 36% para 5%, essa transformação é reflexo dos esforços do Núcleo de Integridade da Informação, criado pelo governo local, reconhecido nacionalmente por suas ações contra a desinformação.