Governo de SP premia medalhistas da Olimpíada de Matemática

Governo de SP premia medalhistas da Olimpíada de Matemática

Premiação dos Medalhistas

Na última quarta-feira (15), medalhistas de ouro da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo foram premiados em uma cerimônia especial realizada no Palácio dos Bandeirantes. O governador Tarcísio de Freitas, representando o governo do estado, conduziu o evento, promovendo um desafio que deixou os alunos entusiasmados.

Desafio Master do Governador

Durante a cerimônia, o governador lançou o “Desafio Master do Governador”, que consistia em resolver uma equação matemática ao vivo no palco do auditório. A estudante vencedora foi agraciada com uma camisa do Santos autografada por um importante jogador do clube, além de um smartphone de última geração. Tarcísio de Freitas, que possui formação em engenharia, fez questão de motivar os jovens participantes, afirmando que "Todo problema complexo pode ser quebrado em problemas menores".

Iniciativas para o Futuro da Olimpíada

Outros desafios também foram aplicados por Tarcísio e pelo secretário da Educação, Renato Feder, que além de premiar os alunos com smartphones, anunciou um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o objetivo de garantir a continuidade das olimpíadas de matemática. O presidente da Alesp, André Prado, também esteve presente no evento e manifestou seu apoio à proposta.

A Importância das Competições

Em uma entrevista exclusiva ao iG, Renato Feder destacou a relevância das competições, dizendo: "Os alunos que ganham bronze querem ganhar prata, os que ganham prata querem ganhar ouro — e, quando recebem essas medalhas, isso aumenta a confiança e a autoestima deles. Transforma a percepção que têm da própria capacidade. É muito positivo." Ele ainda comentou sobre a entrega de mais 120 mil medalhas da Olimpíada de Língua Portuguesa que ocorrerá no segundo semestre, reforçando a iniciativa de motivar os estudantes a se dedicarem mais aos estudos.

Depoimento de um Medalhista

Um dos medalhistas, Nicolas Seiji Tanabe, compartilhou sua história de superação. No ano anterior, ele não conquistou nenhuma medalha, mas neste ano obteve três conquistas. "A partir do sétimo ano, vi que tinham portas abertas, que dava pra se inscrever. Comecei a pensar: ‘caramba, eu posso participar, eu posso estudar’. Tentei a Olimpíada de Matemática no ano passado e não passei da primeira fase. Depois participei da Olimpíada de Redação e ganhei bronze. Fiz também a Olitef, de educação financeira, e conquistei prata. Senti muita pressão e medo, mas tive coragem de ir lá e fazer", disse Nicolas, ressaltando a importância da resiliência e do esforço.

Conclusão

A cerimônia de premiação não apenas destacou as conquistas dos estudantes, mas também o empenho do governo em fomentar a educação de qualidade no estado de São Paulo. As ações tomadas durante o evento são um reflexo do compromisso de um futuro onde a educação é valorizada e os estudantes são incentivados a alcançar seu pleno potencial.

Se você se interessou por esse tema e deseja saber mais sobre a importância da educação e iniciativas semelhantes, continue acompanhando nosso blog!