Polícia de SP desarticula rede de bebidas adulteradas
15/10/2025, 04:32:02Desarticulação de Rede Criminosa
Seis pessoas foram presas, nesta terça-feira (14), pela Polícia Civil de São Paulo, durante uma operação que desarticulou uma rede criminosa que adulterava e falsificava bebidas alcoólicas em várias cidades do estado. A operação intitulada Poison Source, que em português significa fonte do veneno, cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em endereços na capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.Entre os presos estão donos de bares e distribuidoras. Além das prisões, muitos insumos foram apreendidos. De acordo com os policiais, ainda não é possível afirmar se as garrafas estão adulteradas com metanol. O material coletado será analisado em exames laboratoriais.
A Extensão das Investigações
As investigações indicam que São Paulo seja o centro da falsificação que distribui a bebida fraudada para pelo menos seis outros estados. O estado é o que concentra o maior número de casos confirmados de intoxicação por metanol, com 28 ocorrências registradas até a noite de segunda-feira (13). A operação deflagrada nesta terça teve início com a prisão de um homem, no dia 3 de outubro. Segundo a delegada que coordena a operação, Leslie Caran Petrus, as investigações apontaram que o homem era um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do Brasil e que tinha compradores espalhados pelo estado.“Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje”, explicou a delegada.
Arthur Dian, delegado-geral de Polícia de São Paulo, acrescentou que as investigações vão prosseguir até que a polícia descubra a conexão dessas outras pessoas presas nesta terça-feira e chegue até todos os pontos de venda.