Nobel de Economia premia inovação e crescimento sustentável

Nobel de Economia premia inovação e crescimento sustentável

Nobel de Economia de 2025

O Nobel de Economia de 2025 foi concedido ao americano-israelense Joel Mokyr (EUA/Israel), ao francês Philippe Aghion e ao canadense Peter Howitt, anunciou nesta segunda-feira, 13 de outubro, a Real Academia Sueca de Ciências em Estocolmo. Eles são homenageados este ano por terem explicado "o crescimento econômico impulsionado pela inovação".

Divisão do Prêmio

Mokyr ganhou metade do prêmio, de 11 milhões de coroas suecas (R$ 6,1 milhões), "por ter identificado os pré-requisitos para o crescimento sustentado por meio do progresso tecnológico", enquanto Aghion e Howitt dividiram a outra metade "pela teoria do crescimento sustentado por meio da destruição criativa", comunicou o comitê.

Sobre os Pesquisadores

Mokyr é da Northwestern University, nos EUA, Aghion do College de France e da London School of Economics, e Howitt da Brown University, também nos EUA. Nos últimos dois séculos, pela primeira vez na história, o mundo viu um crescimento econômico sustentado. Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases da nossa prosperidade.

Impacto da Inovação

A academia destacou: "Os laureados deste ano em ciências econômicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação impulsiona o progresso." O prêmio de economia conclui a série de anúncios do Nobel deste ano. Os vencedores em medicina, física, química, literatura e paz foram revelados na semana passada.

Recordes do Ano Passado

No ano passado, o Nobel de Economia foi para os pesquisadores baseados nos Estados Unidos Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson. Eles foram escolhidos pela pesquisa sobre as diferenças de prosperidade entre as nações. O economista turco-americano, Acemoglu, e os dois pesquisadores britânico-americanos, Johnson e Robinson, foram homenageados por demonstrarem "a importância das instituições sociais para a prosperidade de um país".

Mais informações em instantes.