Trump declara fim da guerra ao viajar para Israel

Trump declara fim da guerra ao viajar para Israel

"A guerra acabou", diz Trump ao embarcar para Israel

Presidente dos Estados Unidos participará de cúpula pela paz, no Egito

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que a guerra na Faixa de Gaza “acabou”, ao embarcar no Air Force One com destino a Israel e ao Egito para participar das celebrações relacionadas ao acordo de cessar-fogo e à libertação de reféns. Questionado por repórteres se estava confiante no fim do conflito entre Israel e o Hamas, Trump respondeu: “A guerra acabou. Certo? Vocês entenderam isso?”.

A comitiva norte-americana na viagem ao Oriente Médio inclui o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e outros integrantes de alto escalão do governo. Trump decolou da Joint Base Andrews, em Maryland, com previsão de chegar a Israel antes do início das liberações de reféns e, em seguida, participar de uma cúpula multinacional no Egito sobre o fim da guerra. O encontro contará com a presença de países ocidentais, árabes e muçulmanos — mas sem representantes de Israel.

Trump também declarou que países árabes e muçulmanos celebraram o momento e destacou a reação incomum: “Todo mundo está comemorando ao mesmo tempo. Isso nunca aconteceu antes. Geralmente, se um lado comemora, o outro não. Desta vez, todos estão impressionados e animados, e é uma honra fazer parte disso”.