Lula chega a Roma para encontro com papa Leão 14

Lula chega a Roma para encontro com papa Leão 14

Lula em Roma para encontro histórico com o papa

Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã deste domingo (12) em Roma. O presidente brasileiro chegou à capital italiana pouco depois das 10h (5h no horário de Brasília) e foi direto para a Embaixada do Brasil, localizada na praça Navona, onde está hospedado.

Na segunda-feira (13), Lula terá um compromisso de grande relevância, pois será recebido pelo papa Leão 14 e participará de eventos programados na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O primeiro compromisso oficial na agenda de Lula será a audiência com o papa, marcada para as 8h15 (3h15 em Brasília), e será um momento histórico, visto que este será o primeiro encontro entre os dois desde que o americano Robert Prevost foi eleito em maio.

Esse encontro é significativo, não apenas pela relação entre Brasil e Vaticano, mas também porque Lula já teve a oportunidade de ser recebido por papas anteriormente, totalizando três audiências em toda a sua trajetória presidencial. Em 2008, Lula se encontrou com Bento 16, e em 2023, com Francisco. Além disso, em 2005, participou dos funerais de João Paulo 2º e, em abril recente, dos de Francisco.

Na cerimônia da FAO, que celebra 80 anos de existência, Lula deverá estar presente para a abertura do Fórum Mundial da Alimentação. Na parte da tarde, está prevista uma reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa que teve origem no Brasil e foi lançada durante o G20 realizado no Rio de Janeiro no ano passado. Vale ressaltar que, até o momento, não há indicações de que haverá encontros entre o presidente e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O retorno de Lula ao Brasil está previsto para a própria segunda-feira, após o término de todos os eventos programados. A comitiva que está acompanhando o presidente inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).