Navio romano de 2 mil anos é descoberto na Croácia

Navio romano de 2 mil anos é descoberto na Croácia

Descoberta notável na Baía de Barbir

Um navio romano de quase dois mil anos em estado de conservação quase intacto foi encontrado na Baía de Barbir, próximo a Sukošan, na Croácia. A descoberta foi realizada pelos arqueólogos do Centro Internacional de Arqueologia Subaquática, em Zadar, com a notícia sendo divulgada no final de setembro.

Escavações realizadas por cinco anos

A embarcação foi encontrada após cinco anos de escavações, que se iniciaram em 2020, quando mergulhadores detectaram uma prancha com um prego metálico nas imediações. O navio possui aproximadamente 13 metros de comprimento por 3,5 metros de largura, datando do primeiro e segundo século d.C., durante o reinado do imperador Trajano.

A hipótese do naufrágio

Pesquisadores acreditam que o navio tenha naufragado devido a uma tempestade que o lançou contra a costa. A escavação foi realizada em colaboração com várias instituições, incluindo a Universidade Nicolau Copérnico, na Polônia; o Instituto Max Planck, na Alemanha; e a Universidade de Aix-Marselha, na França, além de empresas de arqueologia subaquática.

Técnicas avançadas de preservação

Técnicas avançadas de fotogrametria e modelagem 3D foram utilizadas para registrar cada detalhe da estrutura do navio. Segundo a equipe, a quilha, as pranchas e partes da estrutura superior estão praticamente intactas sob a areia, com algumas tábuas "parecendo recém-esculpidas".

Achados arqueológicos significativos

Entre os achados, estão fragmentos de cerâmica, vidro e moedas, indicando que o navio integrava as rotas comerciais do Mediterrâneo. Além disso, foram encontrados dois jarros completos e centenas de caroços de azeitona.

Preservação da embarcação

Ao invés de ser removida do fundo do mar, a embarcação será preservada no local, coberta por uma membrana especial e enterrada novamente. Uma reconstrução em escala reduzida será exibida ao público em uma futura exposição.