Aumentam atrasos em voos devido à crise de controladores
08/10/2025, 23:34:12Aumento dos Atrasos em Voos nos EUA
Os atrasos em voos nos Estados Unidos estão se espalhando em decorrência da escassez de controladores de tráfego aéreo. Os problemas de pessoal estão diretamente ligados ao atual shutdown do governo. Aeroportos importantes, como Nashville, Chicago O'Hare e Dallas-Fort Worth, estão enfrentando atrasos significativos. Se você está esperando há horas por seu voo atrasado nesta terça-feira, saiba que não está sozinho.
Intensificação dos Atrasos
Nesta terça-feira, os atrasos se intensificaram à medida que a carência de controladores de tráfego aéreo se agravava. Muitos desses profissionais estão sem receber devido à paralisação governamental e provavelmente perderão seu primeiro pagamento na próxima terça-feira. Dados da Administração Federal de Aviação (FAA) indicaram que grandes aeroportos, como Nashville International e Chicago O'Hare, estão registrando atrasos significativos relacionados à falta de pessoal, com chegadas em Nashville apresentando, às 17h30 ET, atrasos médios de 126 minutos.
Situação Crítica nos Aeroportos
É o segundo dia consecutivo em que as lacunas na escala de trabalho afetam todo o sistema. Na segunda-feira, os atrasos eram ainda relativamente contidos no aeroporto de Hollywood Burbank, na Califórnia, porém a situação deve piorar à medida que o shutdown do governo prossegue. Um padrão similar foi observado durante a paralisação de 35 dias em 2019, quando controladores de tráfego aéreo foram forçados a trabalhar sem receber e muitos ligaram para registrar falta.
Posicionamento da FAA
A FAA se manifestou diante dos atrasos, afirmando: \"Devido à falta de financiamento, a FAA não está respondendo a consultas rotineiras da mídia.\" A agência recomendou que, para atualizações sobre pessoal e condições climáticas em todos os aeroportos dos EUA, os interessados visitem o site www.fly.faa.gov.
Declaração da NATCA
Em uma declaração à Business Insider, a Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo (NATCA) comentou: \"É normal que alguns controladores chamem falta em qualquer dia, e este é mais um exemplo de como nosso sistema de aviação é frágil em meio à escassez nacional desses profissionais de segurança críticos. A NATCA sempre alertou que a falta de pessoal deixa o sistema vulnerável, e os eventos de hoje ressaltam a necessidade urgente de acelerar o treinamento e a contratação.\" Além disso, a NATCA informou que cerca de 11 mil controladores ainda estão trabalhando, com alguns realizando turnos de 10 horas até seis dias por semana, todos sem pagamento durante o shutdown do governo.